|
|
|
Detalhes da Obra |
Mercado de Letras • |
|
|
A Formação do Professor |
Perspectivas da linguística aplicada. Angela B. Kleiman (org.)
Comprar pelo Um livro link na descrição
|
|
|
|
CLIQUE AQUI PARA COMPRA
Este livro é para a professora e o professor, não porque apresente fórmulas ou forneça a chave mágica que resolverá os muitos problemas da difícil tarefa de ensinar, mas porque é preciso ouvir o que dizem aqueles que pesquisam a realidade do ensino, muitas vezes com o próprio "militante" do ensino. O volume ajuda a pensar a teoria com base na prática de professoras e professores que se constituíram em sujeitos participantes da pesquisa, em diversos contextos, com diversos observadores participantes dessa prática. Os trabalhos são resultado de um processo de reflexão contínua, a longo prazo, de longo alcance, por pesquisadores que se encontram em momentos muito diversos da sua reflexão sobre o assunto. Na diversidade, torna-se mais difícil encontrar as "verdades indiscutíveis" e mais fácil fugir do dogmatismo que acaba impedindo a reflexão sobre tão complexo tema. Todos os trabalhos partilham de um princípio geral da pesquisa sobre a linguagem na Lingüística Aplicada: a análise das práticas lingüísticas e discursivas é o instrumento, por excelência, para se estudar o processo de ensino e aprendizagem.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO - Formação do professor: retrospectivas e perspectivas na pesquisa
Angela B. Kleiman
PARTE I - A leitura do professor: interface com os estudos do letramento
Letramento e formação do professor: quais as práticas e exigências no local de trabalho? Angela B. Kleiman
Narrativas de práticas de leitura: trajetórias da professora alfabetizadora
Ana Lúcia Guedes-Pinto
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a formação do professor: quais as contribuições possíveis?
Simone Bueno Borges da Silva
Professor-leitor, sua identidade e sua práxis
Ana Lúcia de Campos Almeida <
PARTE II - Construindo saberes sobre a língua: interface com a Lingüística
Em nome da língua (em nome de quem?)
Inês Signorini
Atualização em sala de aula de saberes lingüísticos de formação: os efeitos da transposição didática
Edmilson Luiz Rafael
As ações didático-discursivas do professor para a construção e manutenção dos tópicos em aula de gramática
Ana Silvia Moço Aparício
A avaliação de redações na escola: uma experiência no semi-árido
Cosme Batista dos Santos
PARTE III - Contextos e propostas: interface com os programas de desenvolvimento profissional
A pesquisa do professor como parte da educação continuada em curso de magistério indígena no Acre
Marilda C. Cavalcanti
Modelos de educação continuada: os diferentes sentidos da formação reflexiva do professor
Luciane Manera Magalhães
A formação de uma professora Sem Terra: reflexos do processo na prática escolar
Samuel Campos
Formação inicial e letramento do professor de Português: uma proposta em implantação
Jane Q. G. Silva, Juliana A. Assis, Maria de Lourdes M. Matencio
PARTE IV - Novos diálogos interdisciplinares: interface com a Didática
Modelização didática e planejamento: duas práticas esquecidas do professor?
Roxane Helena Rodrigues Rojo
|
|
|
|
|
|
|
|
Por: R$ 0,00 |
|
ISBN: |
85-85725-84-2 |
Páginas: |
344 |
Formato: |
14 x 21 cm |
Altura: |
21 cm |
Largura: |
14 cm |
Profundidade: |
2 cm |
Acabamento: |
Brochura |
Edição: |
1ª |
Idioma: |
Português |
Ano: |
2009 |
|
|
|
|
|
|