O professor Luiz Carlos Cagliari, um dos mais produtivos pesquisadores em Fonética e Fonologia no Brasil, certamente dispensa apresentações, o que nos leva a expressar apenas algumas palavras acerca da edição Análise Fonológica - introdução à teoria e à prática, que o leitor ora tem em mãos.
Produzida com base em pesquisa desenvolvida pelo autor, primeiramente editada por ele próprio, em 1997 e 1998, passa esta obra a integrar, a partir de agora, a Coleção Idéias sobre Linguagem, cujo principal objetivo é divulgar trabalhos da Lingüística, Lingüística Aplicada e de áreas afins para estudiosos e profissionais da área dos estudos da linguagem.
Em linguagem clara e objetiva, o texto do professor Luiz Carlos Cagliari configura-se como uma obra ao mesmo tempo introdutória e abrangente, que, a partir do quadro teórico da Fonêmica estruturalista e de outras teorias, descreve fenômenos do Português do Brasil, reinterpretando processos fonológicos como a nasalização, a palatalização e as alterações na qualidade vocálica.
Tratando-se, portanto, de um estudo cuja natureza é de inegável importância dentro do quadro da gramática, justifica-se, mais ainda, sua publicação pelo fato de permitir que um público mais abrangente que aquele constituído dos especialistas do mundo acadêmico tenha a oportunidade de acesso a resultados de pesquisas que podem contribuir para um maior conhecimento da língua portuguesa.
Sobre o autor:
Luiz Carlos Cagliari graduou-se em Letras Neolatinas pela Universidade Católica de Campinas (1966), defendeu Tese de Mestrado no Departamento de Lingüística do IFCH da Unicamp (1974) e obteve o título de Ph.D. em Fonética junto ao Departamento de Lingüística da Universidade de Edimburgo - Escócia (1978). Fez sua Livre-docência em 1982, na Unicamp e um Pós-Doutorado junto a School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres, em 1987. Obteve o título de Professor Titular de Fonética e Fonologia na Unicamp, em 1992. Foi professor de Fonética e Fonologia do Departamento de Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, de 1974 a 1996, estando atualmente aposentado. Desde 1978 tem desenvolvido projetos com o apoio do CNPq. Suas principais linhas de pesquisa tem sido: Fonética e Fonologia; Sistemas de Escrita e Alfabetização e Ensino de Português. É co-autor da obra Diante das letras - a escrita na alfabetização (Mercado de Letras, 1999).