Este livro é fruto do encontro fortuito entre nove alunos e uma professora, em dois semestres diferentes, para discutir e refletir sobre a Gramática da língua portuguesa. O encontro aconteceu dentro do espaço institucional, por força da disciplina intitulada Teorias Gramaticais no curso de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Confinados neste espaço institucional, os textos que concretizaram as reflexões e as discussões teriam somente uma única leitura avaliativa e, talvez, umas poucas leituras compartilhadas entre os próprios alunos. (...)
Estes escritos ganharam aspecto, contorno e forma de artigos e agora podem chegar a muitos mais leitores, certamente contribuindo para um necessário debate sobre a Gramática, seu ensino e sua função. Este livro é também prova da multiplicidade de abordagens possíveis ao tema, sempre respeitando as características e bagagens teóricas de cada pesquisador, absorvendo e valorizando estas origens diferenciadas. Temos, então, algo da ordem do mosaico, em que – e o leitor atento há de perceber – muito da força de conjunto reside na convivência entre os contrastes, na composição surgida nas opiniões diversas, na diversidade representada pelas muitas abordagens postas em um mesmo espaço. (Cesar Augusto de Oliveira Casella)