Este é um livro feito por e para todas as pessoas que escolheram o ensino como seu caminho profissional. Especialmente para aquelas que, apesar de todos os problemas inerentes ao exercício do magistério (normalmente aqueles presentes em toda e qualquer profissão), não apenas têm a plena convicção de que fizeram a escolha certa, como também de que, se necessário fosse, a fariam novamente.
Refletir sobre os desafios que circundam a formação de professores na atualidade é a tônica central dos textos que aqui são apresentados, sobretudo porque, se dedicamos ao magistério tantas das nossas horas e das nossas energias, é importante que, o mais assiduamente possível, pensemos nas razões que nos movem, que nos impulsionam. Não para exercitar um pragmatismo banalizado e tão em voga, mas para não corrermos o risco de não encontrar um sentido para nossa entrada cotidiana em sala de aula.
Os anos 1980 foram palco de intensos debates em prol de uma educação que garantisse a construção de uma sociedade mais justa e democrática no Brasil. Dessa discussão resultou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -- LDBEN/96 -- que deu origem a uma série de outros parâmetros legais que regulam e orientam todo o sistema educacional brasileiro, os exames nacionais de avaliação do ensino superior e do ensino básico, além de outras iniciativas do MEC, tais como a criação de um novo braço na CAPES voltado à formação de professores e a proposta do exame do ENEM em substituição ao vestibular tradicional.
Nesse contexto a formação de professores para a educação básica tem ocupado lugar de destaque não só nos documentos legais, mas também na produção acadêmica, fomentando os debates e as iniciativas de (re)formulação de currículo nas instituições formadoras.
Esta coletânea de textos resulta de um esforço coletivo em organizar a quinta edição do Ciclo de Estudos em Linguagem, bem como em registrar a participação de profissionais de várias regiões do Brasil, interessados no enfrentamento dos desafios que se apresentam para todos aqueles que estão inseridos no processo de formação de docentes.
Tais desafios assumem variadas formas e matizes e são, também, analisados e debatidos sob os vieses únicos daqueles que com eles se defrontam em sua prática cotidiana e em suas reflexões teóricas. Assim, nossa coletânea caracteriza-se, antes de tudo, por ser uma unidade composta por variadas e ricas diferenças, trazendo um retrato, talvez borrado pelo fato de ter sido feito em pleno movimento, de alunos de licenciaturas, de professores atuantes no Ensino Básico e Médio, bem como dos envolvidos diretamente na formação de futuros docentes, que disponibilizaram tempo, energia e conhecimento em prol da discussão de temas como a presença da mídia na formação/fomentação da cultura; o Vestibular como prática em vias de ser (ou não) substituído pelo Exame Nacional de Ensino Médio; a Educação a Distância, cada vez mais presente em nossas universidades; a polêmica Prática Pedagógica como componente curricular; a Extensão e a Pesquisa como práticas diárias nos cursos de licenciatura; assim como as inquietantes dificuldades no Ensino de Literatura. Essas contribuições estão aqui publicadas, no intuito de disseminá-las e manter, portanto, aberto o debate.