Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Estudos da Linguagem e Formação Docente - Desafios Contemporâneos

Rosana Apolonia Harmuch e Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh (organizadoras)

 

 

Este é um livro feito por e para todas as pessoas que escolheram o ensino como seu caminho profissional. Especialmente para aquelas que, apesar de todos os problemas inerentes ao exercício do magistério (normalmente aqueles presentes em toda e qualquer profissão), não apenas têm a plena convicção de que fizeram a escolha certa, como também de que, se necessário fosse, a fariam novamente.
Refletir sobre os desafios que circundam a formação de professores na atualidade é a tônica central dos textos que aqui são apresentados, sobretudo porque, se dedicamos ao magistério tantas das nossas horas e das nossas energias, é importante que, o mais assiduamente possível, pensemos nas razões que nos movem, que nos impulsionam. Não para exercitar um pragmatismo banalizado e tão em voga, mas para não corrermos o risco de não encontrar um sentido para nossa entrada cotidiana em sala de aula.

Os anos 1980 foram palco de intensos debates em prol de uma educação que garantisse a construção de uma sociedade mais justa e democrática no Brasil. Dessa discussão resultou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -- LDBEN/96 -- que deu origem a uma série de outros parâmetros legais que regulam e orientam todo o sistema educacional  brasileiro, os exames nacionais de avaliação do ensino superior e do ensino básico, além de outras iniciativas do MEC, tais como a criação de um novo braço na CAPES voltado à formação de professores e a proposta do exame do ENEM em substituição ao vestibular tradicional.
Nesse contexto a formação de professores para a educação básica tem ocupado lugar de destaque não só nos documentos legais, mas também na produção acadêmica, fomentando os debates e as iniciativas de (re)formulação de currículo nas instituições formadoras.

Esta coletânea de textos resulta de um esforço coletivo em organizar a quinta edição do Ciclo de Estudos em Linguagem, bem como em registrar a participação de profissionais de várias regiões do Brasil, interessados no enfrentamento dos desafios que se apresentam para todos aqueles que estão inseridos no processo de formação de docentes.
Tais desafios assumem variadas formas e matizes e são, também, analisados e debatidos sob os vieses únicos daqueles que com eles se defrontam em sua prática cotidiana e em suas reflexões teóricas. Assim, nossa coletânea caracteriza-se, antes de tudo, por ser uma unidade composta por variadas e ricas diferenças, trazendo um retrato, talvez borrado pelo fato de ter sido feito em pleno movimento, de alunos de licenciaturas, de professores atuantes no Ensino Básico e Médio, bem como dos envolvidos diretamente na formação de futuros docentes, que disponibilizaram tempo, energia e conhecimento em prol da discussão de temas como a presença da mídia na formação/fomentação da cultura; o Vestibular como prática em vias de ser (ou não) substituído pelo Exame Nacional de Ensino Médio; a Educação a Distância, cada vez mais presente em nossas universidades; a polêmica Prática Pedagógica como componente curricular; a Extensão e a Pesquisa como práticas diárias nos cursos de licenciatura; assim como as inquietantes dificuldades no Ensino de Literatura. Essas contribuições estão aqui publicadas, no intuito de disseminá-las e manter, portanto, aberto o debate.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-167-9
Páginas: 168
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2011
 
 
Formas de Pagamento