Este livro retoma e amplia as questões em torno do letramento, em suas mais distintas facetas: letramento digital, letramento literário e práticas de letramento em distintos contextos. Moveram os autores questionamentos de diversas ordens, entre os quais: Como as práticas de letramento escolares podem ser (re)significadas para torná-lo emancipador, crítico, cidadão?
Que atividades poderiam substituir e/ou complementar aquelas eminentemente escolares de leitura e de produção de textos?
O que deve ser levado em consideração, em relação à formação docente e às práticas não escolares, para o exercício do letramento?
Se pretendemos atribuir à alfabetização e ao letramento um papel relevante ou decisivo para a conquista da cidadania, faz-se necessário, pois, uma pergunta: sob quais critérios de inclusão social associamos alfabetização e letramento? É o que o leitor poderá usufruir da leitura dos textos da coletânea, resultado da parceria entre os autores e organizadores e destes com o MEC – via edital de extensão.
“Palavra da moda nas escolas brasileiras e de outros países, o termo letramento está sofrendo, como tantos outros que o antecederam no campo educacional, da polissemia que acompanha todo espraiamento conceitual. Não surpreende, portanto, que a demarcação de uma nova compreensão da leitura e da escrita tenha como contraponto a adoção da palavra para recobrir práticas antigas e até mesmo rotineiras. Nem que ao lado de distinções relevantes, como se faz entre letramento e alfabetização, surjam vozes que, trocando o efeito pela causa, negam a especificidade e até mesmo a legitimidade do conceito e das expressões dele derivadas, como letramento literário. Para escapar dessas e outras armadilhas das disputas terminológicas, o caminho mais profícuo não é construir barreiras ou buscar deter ou negar o espraiamento do conceito. Ao contrário, é aquele que nos leva percorrer as trilhas do letramento nos laços que unem e especificam teorias e práticas, na luz que o conceito pode lançar sobre o contexto escolar da escrita e da formação docente. Eis a tarefa assumida pelos autores deste livro, cujos resultados se busca aqui compartilhar com os leitores.” (Rildo Cosson)