O trabalho com gêneros textuais tem sido bastante discutido desde meados da década de 90, com a chegada dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a divulgação dos estudos da Universidade de Genebra, sobretudo dos pesquisadores Jean Paul Bronckart, Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly. Contudo, apesar de haver muitos estudos nas universidades sobre os gêneros textuais e de os livros didáticos estarem tentando se adequar a essa nova perspectiva de trabalho com o ensino de línguas, ainda encontramos pontos que precisariam ser melhor contemplados a fim de que se consiga efetivamente levar os alunos a saberem usar com domínio a linguagem em diferentes situações de comunicações. Buscando mostrar como os livros didáticos têm incorporado a teoria de gêneros e propor alternativas de como melhorar o trabalho, a autora faz uma análise bastante detalhada de como os gêneros jornalísticos, tão importantes em nossa vida social, aparecem e são utilizados nas diversas atividades propostas. Dessa forma, este livro é uma leitura muito importante tanto para os estudiosos da linguagem quanto para os professores de língua portuguesa e autores de livros didáticos.