"Neste livro, encontrei uma consistente base de análise linguístico-discursiva que permite sustentar os questionamentos e apontamentos sobre o fazer, o pensar, e o agir escolar. A qualidade das propostas analíticas e interpretativas apresentadas e descritas de forma cuidadosa permitem ao leitor, tanto experiente quanto iniciante, compreensão, análise e possível recriação em contextos semelhantes aos expostos. Além disso, a interpretação aponta importantes considerações e revela situações já conhecidas, porém nunca sistematicamente estudadas.
Na leitura deste livro, os leitores poderão descobrir-se e entender práticas escolares naturalizadas que são linguístico-discursivamente reveladas e reavaliadas de forma cuidadosa e respeitosa. As interpretações oferecidas, longe de fazerem críticas sem fundamento ou preocupação pelos participantes do quadro escolar, demonstram um profundo cuidado com os sujeitos da esfera acadêmica. Apresentam um compromisso com o resgate do trabalho do professor, como um valor significativo para o contexto da vida em nossa sociedade atual. Desejo a todos uma excelente e proveitosa leitura!" (da apresentação de Fernanda Coelho Liberali)
Participam desta coletânea:
Anna Rachel Machado - doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo PEPG em LAEL da PUC-SP.
Eliane Gouvêa Lousada - doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo PEPG em LAEL da PUC-SP.
Anise A. G. D'Orange Ferreira - doutora em Psicologia experimental e Letras Clássicas/grego pela USP.
Lília Santos Abreu-Tardelli - doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo PEPG em LAEL da PUC-SP.
Ermelinda Barricelli - mestre na linha Linguagem e Educação com pesquisa sobre currículo de educação infantil, no PEPG em LAEL da PUC-SP.
Luzia Bueno - Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pelo PEPG em LAEL da PUC-SP.
Marina Gonçalves Buzzo - doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo PEPG em LAEL da PUC-SP.
Vera Lúcia L. Cristovão - pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo PEPG em LAEL da PUC-SP.
Lucas Moreira dos Anjos-Santos - formado em Letras Anglo-portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); é mestrando no PPG em Estudos da Linguagem dessa instituição.
Daniella Lopes - doutora em Lingüística Aplicada pelo PEPG em LAEL da PUC-SP.
Tania Maria da F. M Mazzillo - doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo PEPG em LAEL da PUC-SP.
Siderlene Muniz-Oliveira - doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo PEPG em LAEL da PUC-SP.