Celebrar a interdisciplinaridade é muito simples, difícil é colocá-la em prática. Considerando a interdisciplinaridade uma reciprocidade entre diferentes disciplinas ou campos do conhecimento, ou seja, a construção do conhecimento a partir da ruptura de fronteiras entre disciplinas, é muito bem vinda ao cenário científico e pedagógico a proposta contida neste livro. Pesquisadores-professores do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), Mestrado em Ensino de Língua e Literatura (MELL), da Universidade Federal de Tocantins (UFT), e convidados de universidades nacionais e estrangeiras expõem, neste mosaico de propostas, como transformar o discurso de uma interdis-ciplinaridade em prática. Seja na vertente da língua ou da literatura, este livro constitui-se excelente colaboração e apoio à formação de professores, atualização de profissionais da educação e também precioso instrumento para a discussão do real papel do educador-pesquisador em cursos de licenciatura. Que a interdisciplinaridade vivida no dia a dia dos profissionais colaboradores desta coletânea possa, de modo simples e didático, mostrar ao público-alvo e interessados em geral que nem sempre o teórico vive na prática a sua teoria.
Sobre os autores:
Dernival Venâncio Ramos (org.) é Doutor em História pela Universidade de Brasília e Professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína.
Edilene Ribeiro Batista é Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Federal do Ceará, UFC.
Eunice Ribeiro Henriques é Doutora em Língua e Literatura pela Universidade da Carolina do Norte. Professora do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp.
Francisco Edviges Albuquerque é Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína. Coordenador do Projeto de Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural, através do Programa do Observatório de Educação Escolar – CAPES/UFT.
Hilda Gomes Dutra Magalhães é Doutora em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle) e na EHESS/França. Professora da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína.
Karylleila dos Santos Andrade (org.) é Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína.
Lúcia Teixeira é Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo, com Pós-doutoramento na Universidade de Limonges, França. Professora da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do CNPq e FAPERJ.
Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira é Doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Artista Plástico, Arte-educador, Poeta. Professor da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína.
Luiza Helena Oliveira da Silva é Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína.
Maria José de Pinho é Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade de são paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína.
Márcio Araújo de Melo é Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína.
Regina Souza Gomes é Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Wagner Rodrigues Silva é Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas. Coordenador e Professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína. Bolsista Produtividade CNPq.