A classificação em gêneros, e a apreciação deles, portanto, conta com o conjunto das experiências e expectativas do leitor. Alguns ele conhece mais. Outros, menos. Certos gêneros são mais apropriados a determinadas etapas de seu desenvolvimento. Outros, menos. Por ser assim, estimular a consideração dos gêneros literários promove a reflexão sobre a literatura em sua diversidade e dinamicidade, ao instigar a observação do que, em cada gênero, se mostra instável e daquilo que parece ser residual. Gêneros são expressões literárias nascidas de distintos olhares que o homem dirige ao mundo e a si mesmo.
É por essa razão que os editais do Programa Nacional de Bibliotecas Escolares do Ministério de Educação estabelecem e discriminam os diferentes gêneros literários que devem compor cada acervo de livros destinados às escolas públicas do país. Ao fazê-lo, tem favorecido que alguns gêneros, relegados pela escassa oferta editorial, voltem aos catálogos e aos leitores, recobrando a atenção perdida e devida. Para refletir sobre essa orientação, alguns dos artigos que integram este livro têm por foco a análise dos textos escolhidos. Outros, porém, dedicam-se a pensar o processo de escolarização de títulos representativos dos diversos gêneros que passaram a integrar o acervo do PNBE 2009. (Lígia Cademartori)
Sobre os autores
Aparecida Paiva - Doutora em Letras/Literatura Comparada pela UFMG, professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG.
Berta Lúcia Tagliari Feba - Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá e professora da União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (UNIESP) e de Educação Básica II.
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira - Doutora em Letras pela Unesp, campus Júlio de Mesquita Filho, professora da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), nos cursos de Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda.
Hércules Tolêdo Corrêa - Doutor em Educação pela UFMG, professor do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pesquisador do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG.
Homero José Vizeu Araújo - Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), professor do Instituto de Letras dessa mesma instituição.
Raquel Beatriz Junqueira Guimarães - Doutora em Letras/Estudos Literários pela UFMG, professora da PUCMINAS.
Renata Junqueira de Souza - Doutora em Letras pela Unesp, campus Júlio Mesquita Filho, professora visitante da Universidade do Minho, Portugal e da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente (Unesp) onde coordenada o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil - CELLIJ.
Rildo Cosson - Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e pesquisador do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG.
Silvana Maria Pessôa de Oliveira - Doutora em Letras/Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG, professora da Faculdade de Letras dessa mesma instituição.
Thiago Alves Valente - Doutor em Literatura e Vida Social pela Unesp, ampus Júlio de Mesquita Filho de Assis, professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP em Cornélio Procópio.