Esta coletânea é um convite para conhecer e aprofundar temas e problemas cruciais abordados por John Dewey (1859-1952), considerado um dos mais importantes filósofos e educadores do século XX. Dewey contribuiu imensamente para a metafísica, a epistemologia, a filosofia da mente, a filosofia da ciência, a filosofia da arte, a filosofia da educação e a filosofia social. Ele concebia o aprendizado como um processo continuo que dura a vida inteira e para tanto, a educação tem um papel imprescindível durante toda a vida humana, uma vez que nosso filósofo/educador acreditava que o mais significativo de um aprendizado é a solução habilidosa de problemas.
A educação para Dewey não é um processo que se limita ao âmbito formal da escolarização. Em Democracia e educação, ele faz uma distinção entre educação no sentido geral e a educação formal. Esta (educação formal) é um ambiente controlado e simplificado, onde são simuladas situações sociais para que jovens e crianças possam ser estimulados e guiados para a solução de problemas. A educação geral, por sua vez, resulta das interações normais e pessoais de pessoas que convivem em um determinado contexto. O grande erro, diria Dewey, reside no falso pressuposto concebido por muitos de que a capacidade de aprender tenha atingido um estágio final de maturação e que, portanto, em uma determinada fase, não há mais necessidade de modificação. Para nosso filósofo/educador todos nós precisamos de educação ao longo da vida, porque a necessidade de buscar uma melhor solução de problemas é um desafio que nunca se esgota.