Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Letramento e Reificação da Escrita

 

• Anderson de Carvalho Pereira

 

Este livro mostra como a dicotomia entre oral e escrita, tão incidente e insidiosa nas práticas com letramento e alfabetização, principalmente, está fincada basicamente num tripé: na concepção de escrita veiculada e teorias científicas por meio de seus efeitos discursivos dominantes; na cooptação da separação entre oral e escrita; por fim, na relação que tal dicotomia mantém com a dicotomia entre pensamento e linguagem, atributo máximo do sujeito psicológico, do paradigma galileano de ciência e do objetivismo abstrato e do subjetivismo idealista nos estudos da linguagem, relação esta fundamentada em diversos autores. Para isto, o ponto de partida é a análise do discurso científico organizador de múltiplas concepções acerca do oral e da escrita, o que configura uma contradição entre sua heterogeneidade enunciativa e o modo monolítico por que tal discurso se apresenta para firmar esta dicotomia.

Sobre o autor:

Anderson de Carvalho Pereira é natural de São José dos Campos, SP. Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com estágio de curta duração no Centro de Estudos dos Novos Espaços Literários (CENEL) na Universidade de Paris 13, campus de Villetaneuse. Atualmente desenvolve pesquisas ligadas às práticas letradas, cultura oral, formas narrativas em contextos enunciativos complexos e diversos, em duplo alcance: o político e o discursivo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-211-9
Páginas: 160
Formato: 12 x 22 cm
Altura: 22 cm
Largura: 12 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2012
 
 
Formas de Pagamento