COMPRE AQUI
O livro Políticas Públicas e Gestão da Educação propõe-se a contribuir para o debate teórico e metodológico sobre políticas públicas e gestão da educação, colocando a apreciação crítica do público acadêmico e de gestores, professores e demais profissionais da educação a análise de resultados de pesquisas empíricas por um lado e, por outro, a problematização teórico-metodológica sobre as políticas públicas e suas diversas formas de materialização. Os temas das pesquisas trabalhados têm sido foco da atenção dos professores-pesquisadores vinculados à Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pesquisa, especialmente daqueles que formam a Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Educação.
O livro está organizado em três partes temáticas: Parte 1 – Políticas públicas, Discurso e Educação, compreende três textos que discutem questões teórico-metodológicas relativas às políticas públicas e a gestão da educação, sob diferentes perspectivas; Parte 2 – Educação, Regulação e Financiamento é formada por textos que discutem e analisam políticas e programas nacionais de educação; e a Parte 3 – Gestão da Educação e Democracia Escolar compreende cinco capítulos que analisam diferentes princípios, processos e ações, que concernem à gestão democrática escolar, todos baseados em dados empíricos.
Sobre os autores
Alexandre Simão de Freitas é Professor do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisas sobre modelos de gestão educacional, biopolítica e processos de subjetivação, com base nas perspectivas anti-utilitaristas de Marcel Mauss e Michel Foucault. Autor de vários artigos e capítulos de livros nessas temáticas. Participou, recentemente, da organização do livro Diálogos em Educação e Espiritualidade, no qual discute a relevância da noção de cuidado de si para a problematização dos processos de formação na atualidade.
Alfredo M. Gomes é Mestre em Sociologia pela UFPE, doutor em Educação pela University of Brisol. É professor do Departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Realizou Pós-doutorado na University of Bristol, Reino Unido. Bolsista Produtividade em Pesquisa – PQ CNPq.
Alice Mirian Happ Botler é Pedagoga, com mestrado em Educação PPGE/UFPE, doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutorado na Ontario Institute of Studies in Education da University of Toronto. É professora do PPGE/UFPE, da linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Email: alicebotler@hotmail.com.
Ana Lúcia Borba de Arruda é Professora do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional/UFPE. Mestre e Doutora em Educação pelo PPGE/UFPE, e pesquisadora da linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Email: anaborba@hotmail.com.
Ana Lúcia Felix dos Santos é Doutora em Educação/UFPE. Professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais/Centro de Educação/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPE. Integrante do Núcleo de Pesquisa Política educacional, Planejamento e Gestão da educação. Email: analufelix@gmail.com.
Edson Francisco de Andrade é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. Pesquisador da Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação/PPGE/UFPE. Email: edsonprofessor@uol.com.br.
Evson Malaquias de Moraes Santos é Professor do Departamento de Administração Escolar Planejamento Educacional e do PPGE/ UFPE.
Email: evson@uol.com.br.
Janete Maria Lins de Azevedo é Socióloga, doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, com estágio de pós-doutoramento em Educação na Université Paris 8. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, bolsista de produtividade do CNPq e líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas da Educação do CNPq. Email: Janete.lins@gmail.com.
Luciana Rosa Marques é Mestre em Educação PPGE/UFPE e doutorado em Sociologia pela mesma Universidade, com Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É professora do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. É pesquisadora dos grupos de pesquisa "Educação e Sociedade" e "Pós-estruturalismo, Política e Construção de Identidades".
Email: lmarques66@gmail.com.
Maria do Socorro Valois Alves é Mestre em Educação pela PPGE/UFPE, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – Fafica e Faculdade Frassinetti do Recife – Fafire e Doutoranda em Educação pela PPGE/UFPE, vinculada à Linha de Pesquisa Política, Planejamento e Gestão da Educação. Email: socorrovalois@hotmail.com.
Maria Edgleuma de Andrade é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutoranda pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Departamento de Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Integrante do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) /Departamento de Educação/CAMEAM.