As propostas a serem discutidas nesta obra estão baseadas na observação direta do cotidiano da escola - onde foram examinados planos de ensino, propostas pedagógicas e livros didáticos, e foram entrevistados professores e equipe de direção (coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores) -, nas novas teorias educacionais, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que sugerem contrapor a fragmentação e a linearidade do currículo à interdisciplinaridade, fazer face à alienação com a transversalidade, e neutralizar o excessivo individualismo com o trabalho coletivo.
Acreditamos que uma proposta de trabalho escolar que se situe além das preocupações alienantes e individualistas do currículo tradicional e que articule as diferentes áreas do conhecimento pressupõe uma capacidade comum - a leitura -, valor, pré-requisito e, ao mesmo tempo, objetivo do trabalho coletivo na escola.
Com tais objetivos em mente, apresentamos sugestões práticas de organização do trabalho escolar através do qual se consiga fazer face à fragmentação, à alienação e ao individualismo do currículo. Nosso público-alvo constitui-se de professores do ensino fundamental, alunos de Letras e Pedagogia e alunos de licenciatura em geral. Propomo-nos ajudá-los a desenvolver modalidades de projetos interdisciplinares com um objetivo final e comum - o desenvolvimento de leitores competentes - e com um ponto de partida também comum - a atividade de leitura.