.
Este livro, fruto de um Projeto entre uma universidade, uma escola pública, em um bairro economicamente carente, e a Fapesp, tem como tema mais evidente a abordagem da infância e da juventude dentro da cultura escolar. Porém, a obra é algo muito mais amplo. O mero fato de relatar a colaboração entre professoras e pesquisadoras já mostra a qualidade única deste trabalho. Para além da relação hierárquica acadêmica que coloca professores escolares num nível inferior em relação aos professores que vêm das universidades, neste livro, vemos que, ao longo do projeto, não só os conhecimentos foram trocados entre professoras escolares e universitárias, mas também o questionamento da realidade da escola se desenvolveu de forma colaborativa.
Por fim, a obra é recomendada para que seja lida por todos os que querem entender o cotidiano escolar e transformá-lo numa ferramenta para que nossos alunos possam realizar suas potencialidades e esperanças.
SOBRE OS AUTORES:
Adair Mendes Nacarato – Licenciada em Matemática pela PUC-Campinas. Mestre e doutora em Educação, pela Faculdade de Educação da Unicamp. Docente da Universidade São Francisco (USF), no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Atua na linha de pesquisa Matemática, cultura e práticas pedagógicas.
Arthur B. Powell – Mestre em Matemática pela Michigan University. Doutor em Educação Matemática pela Rutgers University. Atua no Department of Urban Education, Rutgers University. Suas pesquisas concentram-se nas temáticas: escrita e aprendizagem matemática; etnomatemática; desenvolvimento de ideias matemáticas, raciocínio e heurísticas; desenvolvimento profissional do professor; e resolução colaborativa de problemas com tecnologia.
Flavia Stocco – bacharel em Administração pela Universidade São Francisco/Itatiba, Licenciada em Pedagogia pela Unicamp. Docente efetiva da rede municipal de Itatiba, atuando como PEB I (docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental).
Juceli de Brito Almeida – Licenciada em Educação Física pela ESEF-Escola Superior de Educação Física de Jundiaí. Formada em Pedagogia – Licenciatura Plena e administração Escolar, pelo Centro Universitário Amparense. Docente Titular na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Pós-Graduada em Fisiologia e Metodologia da Atividade Física Personalizada pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.
Juliana Gava Bissoto e Silva – Licenciada em Letras pela Universidade São Francisco. Docente da Rede Municipal de Itatiba, atua na área de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e em Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II.
Luceni de Lima Almeida – Licenciada em Letras pela Universidade São Francisco-Itatiba e em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp. Docente da rede Municipal de Ensino Fundamental de Itatiba. Atualmente, assume o cargo de Coordenadora Pedagógica na rede Municipal de Ensino Fundamental de Itatiba.
Luciana Pires de Camargo – Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF). Especialista em Educação Física Escolar, pela Universidades Metropolitanas Unidas (Uni FMU). Docente da rede municipal de Itatiba, pelo Programa Esporte Cidadão – Unilever, atuando com Esporte Educacional e Coordenadora e supervisora da prática pedagógica do Programa Esporte Cidadão Unilever na rede municipal de Sorocaba, pela OSCIP Instituto Esporte Educação.
Neide Angelon – Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Pedagoga pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral, Amparo/SP. Pós-graduação lato sensu em gestão para o sucesso escolar. Atualmente é diretora da EMEB Professora Eliete Aparecida Sanfins Fusussi.
Regina Célia Grando – Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, na linha de pesquisa Matemática, Cultura e Práticas pedagógicas, e do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco (USF). Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática, Formação de Professores e o Lúdico na Educação Matemática.
Soraya A. de Menezes Bezana – Licenciada em Educação Física pela PUC-Campinas. Extensão Universitária em Formação de Esporte e Educação pelo Instituto Esporte e Educação. Docente na rede municipal de ensino de Itatiba/SP.