.A proposta de escrever este livro se baseia na questão da leitura e da escrita como forma de incluir sujeitos na sociedade. Falamos dos mais diversos sujeitos: aqueles responsáveis pela mediação do indivíduo com o material de leitura (pais, professores e bibliotecários); aqueles que, pela situação em que se encontram, se sentem privados do exercício com a leitura (crianças com dificuldades de aprendizagem, jovens e adultos em processo de alfabetização, homens e mulheres em grupos da 3ª. idade), aqueles que, pela faixa etária, acabam muitas vezes excluídos de materiais e momentos de leitura (bebês e crianças das creches e escolas de educação infantil). Neste sentido, estabelecer conexões desde a mais tenra idade para iniciar o sujeito ao gosto da leitura e da escrita é necessário. Os textos deste livro estabelecem relações que extrapolam a teoria e orientam a prática. Em suas páginas são discutidas atividades práticas, orientadas para o trabalho com bebês em creches e crianças de educação infantil; além delas, o leitor encontrará sugestões para atividades com crianças de séries iniciais e finais do ensino fundamental, bem como o trabalho com textos literários no ensino médio e os desafios do ensino da leitura com alunos das salas de educação de jovens e adultos. Nessas discussões e sugestões, os autores destacam a questão da afetividade, como elemento essencial quando refletimos sobre leitura nos diferentes níveis da escolaridade.
SOBRE OS AUTORES:
Ana Lucia Espindola - Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). É professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desde 1992 e vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação Social.
Andréia Cristiane Silva Wiezzel - Possui doutorado em Educação pela Unesp “Júlio de Mesquita Filho” (2005). Atualmente é Professora Assistente na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, nas disciplinas de Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento.
Rosa Maria Manzoni - Possui doutorado em Letras pela Unesp “Júlio de Mesquita Filho” (2007). Atualmente, é professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista, da Faculdade de Ciências, do Departamento de Educação.
Ana Maria Esteves Bortolanza - Possui doutorado em Educação pela Unesp "Júlio de Mesquista Filho", campus de Marília (2010). Atualmente é docente do Curso de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube).
Cyntia Graziella G. Simões Girotto - Possui doutorado em Educação pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho” (1999). Atualmente é professora da Unesp "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Marília, onde integra o programa de Pós Graduação em Educação.
Marta Chaves - Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - Unesp (2011). Atualmente é professora adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá, do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição.
Fabio Camargo Bandeira Villela - É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação - Área de Concentração: Psicologia Educacional - da Unicamp. Atualmente é professor assistente da Unesp “Júlio de Mesquita Filho”.
Ana Luzia Videira Parisotto - Possui doutorado (2004) em Letras, pela Unesp “Júlio de Mesquita Filho”. Atualmente é docente e pesquisadora na Unesp “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente.
Maria de Lourdes Z. Trevizan Perez - Possui doutorado em Letras pela Unesp campus de Assis (SP). Foi professora e pesquisadora do Departamento de Literaturas de Língua Portuguesa (mestrado e doutorado) em Letras - FCL/Unesp, Assis, SP, até 1990. Atualmente é Professora do Programa de Mestrado em Educação da Unoeste e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação na mesma Instituição em Presidente Prudente ( SP).
Eliane Aparecida G. Ribeiro Ferreira - Possui doutorado na área de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho". Desde 1999, atua como professora titular da Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA. Também e professora no curso de especialização "Literatura e Formação do Leitor", da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus de Cornélio Procópio.
Ricardo Magalhães Bulhões - Possui doutorado em Letras pela Unesp “Júlio de Mesquita Filho” (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
José Carlos Miguel - Possui doutorado em Educação pela Unesp “Júlio de Mesquita Filho” (1999). Atualmente é Professor Assistente Doutor vinculado ao Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília.
Luciana Aparecida de A. Penitente - Possui doutorado em Educação pela Unesp “Júlio de Mesquita Filho” (2005). Atualmente é professora da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp de Marília.
Rosane Michelli de Castro - Possui doutorado em Educação pela Unesp “Júlio de Mesquita Filho” e Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2010). Atua como professora assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.