CLIQUE AQUI PARA COMPRAR
A interdisciplinaridade constitui característica marcante da pesquisa acadêmica na Lingüística Aplicada, que olha para realidades sociais cada vez mais complexas. À complexidade, contrapomos modelos complexos de pesquisa, na tentativa de eliminar ou subjugar essa característica. (...) O presente volume mostra, na sua diversidade de enfoques e tentativas de compreensão do letramento do professor, o quanto são necessárias a adoção da complexidade como modo de fazer pesquisa e a abertura para a multiplicidade de recortes e olhares.
Apresenta resultados de pesquisa de um projeto multidisciplinar envolvendo sociólogos, educadores e lingüistas (aplicados ou não) interessados em estudar, por um lado, as práticas por meio das quais os agentes de letramento mobilizam e atualizam seus conhecimentos sobre a escrita, em diversas instituições e segundo diversos objetivos, inclusive o da construção de contextos de aprendizagem da leitura e da escrita, e, por outro, as relações entre os processos lingüístico-discursivos e cognitivos na construção de conhecimentos sobre a linguagem, nas interações em sala de aula, nas práticas de transformação dos saberes e de retextualização da escrita de professores e alunos, em cursos profissionalizantes de instituições superiores.
PARTICIPAM DESTA COLETÂNEA:
Vera Masagão Ribeiro, Cláudia Lemos Vóvio, Ana Lúcia Silva Souza, Ana Lúcia Guedes-Pinto, Geisa Genaro Gomes, Leila Cristina Borges da Silva, Inês Signorini, Fernanda de Castro Batista Coelho, Simone Bueno B. da Silva, Eveline Mattos Tápias-Oliveira, Juliana Alves Assis, Maria Aparecida da Mata, Angela B. Kleiman (org.), Cosme dos Santos, Jane Quintiliano Guimarães Silva, Maria de Lourdes Meirelles Matencio (org.).