Este livro aborda a tendência da formação da cidadania no Brasil frente à reforma do Estado que passou a ser feita no final do século passado, sobretudo com a batuta do governo FHC. Mostra-se como a luta entre projetos hegemônicos no âmbito das políticas educacionais foi vencida pelos defensores da ideologia gerencialista, descortinando o significado dessa prática para a promoção dos direitos e para a formação da cidadania. O texto mostra que as políticas educacionais, tal como as demais políticas sociais, foram sendo justificadas pela necessidade de promoção da equidade, que se transformou numa forma de legitimação da recusa de transformação das estruturas geradoras da desigualdade, comprometendo o processo de redemocratização e o projeto de nação que vinha sendo historicamente gestado pelos setores progressistas da sociedade brasileira.
SOBRE O AUTOR:
Sidney Reinaldo da Silva é graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Professor de Filosofia do IFPR. Professor do PPG-ED Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Ética e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão da educação, ética e teoria da justiça. Coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria da justiça, ética, democracia e educação. Autor do Livro Instrução pública e formação moral: a gênese do sujeito liberal em Condorcet (Autores Associados, 2004).