Diante de todo o contexto histórico e econômico que permeia esse início de século XXI, determinando políticas de educação superior que a cada dia valoriza e prioriza a formação do indivíduo voltada para o mercado, surgiu a ideia de se construir uma coletânea que discutisse essas questões não somente em nível nacional, mas também em alguns países da América Latina.
Pode parecer, por ora, que os intelectuais neoliberais estão tendo um grande êxito em impor seus argumentos como dogmas inquestionáveis e de necessidade única e singular para resolver problemas que as Universidades tem enfrentado no final do século XX e início de século XXI. Cabe a nós, educadores, a desconstrução desse discurso, desarticulando a inquestionável hegemonia que nos parece permear as relações econômicas e sociais na Universidade. No entanto, trata-se de um desafio do qual depende a possibilidade de se construir uma outra hegemonia que dê sustentação material e cultural a uma sociedade plenamente democrática e igualitária.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Afrânio Mendes Catani - Mestre (1983) e Doutor (1992) em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) – Brasil. Professor titular na Faculdade de Educação da USP (Livre-Docente, 2006) e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM), também da USP. Pesquisador do CNPq. Organizador, com Maria Alice Nogueira, de Pierre Bourdieu: escritos de educação (2011; 12ª. ed.: 2007). Autor de vários artigos e livros dedicados às políticas de educação superior na América Latina, à sociologia do conhecimento e à história do cinema na América Latina, é autor de mais de mais de 30 livros e centenas de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior. Sua publicação mais recente, em que atuou como Coordenador brasileiro da obra, é o Diccionario del Cine Iberoamericano. España, Portugal y América (Madrid, 10 vols. 2011), Sociedad General de Autores y Editores, Fundación Autor e Instituto Complutense de Ciências Musicales da Universidad Complutense de Madrid. amcatani@usp.br
Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1984), habilitação em Orientaçao Educacional. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral (1988). Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Desde 2003 é Pesquisadora e Secretária Executiva do GEPES - Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora e Coordenadora do PPGE da UNIPLAC- SC. Participa de vários conselhos editoriais de periódicos científicos e editoras. È parecerista de vários periódicos científicos de Universidades Publicas Federais e Estaduais. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação. Pesquisadora do GT 11- Politicas Educacionais do Ensino Superior da ANPEd. É Pos doutora pelo IG, UNICAMP, Departamento de Política, Ciência e Tecnologia, sob supervisão o Prof Dr Renato Dagnino. Pesquisadora do CNPq (2009-2010). Pesquisadora da CAPES/INEP Projeto de Investigação edital Observatório de Educação (2011-2013). malu04@gmail.com
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Carlos Mazzola - Universidad Nacional de San Luis - Argentina.
Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira - Universidade Estadual de Campinas.
João dos Reis da Silvia Júnior - Universidade Federal de São Carlos.
Juan Carlos Campbell Esquevel - Universidade Católica de Valparaiso - Chile.
Lino Castellani Filho - Universidade Estadual de Campinas e UNB.
María Cristina Parra-Sandoval - Universidade de Zulia - Venezuela.
Maria Idati Eiró - Universidade de São Paulo.
Maria Verônica Leiva Guerrero - Universidade Católica de Valparaiso - Chile.
Margarita Victoria Rodríguez - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Renato Dagnino - Universidade Estadual de Campinas.
Sidney Reinaldo da Silva - Universidade Tuiuti do Paraná.
Tânia Barbosa Martins - Universidade Federal de São Carlos.