Gêneros textuais: e agora? Como lidar com os gêneros no ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE)? Em que teorias podemos nos pautar para o estudo dos gêneros dos textos? Quais teorias subjazem à prática do ensino de LE por meio de leitura, compreensão, produção de textos?
Para responder a essas e outras perguntas e para abordar a delicada questão das relações entre a teoria dos gêneros e a prática de trabalhar de modo eficiente com a diversidade de textos e de gêneros nas aulas de inglês, francês e português como línguas estrangeiras, os artigos desta coletânea oferecem diferentes abordagens acerca dos vários aspectos dos gêneros textuais. A teoria na prática e a prática na teoria é a forma de superação do constante e falso conflito entre docentes e pesquisadores.
A obra reúne trabalhos sobre gêneros textuais voltados para a teoria e a prática de ensino em língua estrangeira. Escrita por um grupo de pesquisadores e profissionais que atuam na área de Linguística e de Linguística Aplicada, a obra é importante instrumento promotor de reflexões, discussões e inovações para aqueles que se preocupam com a formação de professores e com a capacitação daqueles que têm se dedicado à tarefa de ensinar línguas estrangeiras.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Regina Lúcia Péret Dell'Isola - Graduação em Pedagogia pela PUC-MG e em Letras pela Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix, mestrado em Língua Portuguesa pela UFMG, doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo realizado sua pesquisa na Université de Montreal/Canadá e pós-doutorado pela UFPE. Atualmente, é professora associada 2 da UFMG.
Reinildes Dias - Doutora em Tecnologia Educacional pela Montreal Concordia University e mestre em Inglês pela UFMG. Atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Fale-UFMG. Já atuou como consultora da SEE de Minas Gerais e também da SMED de Belo Horizonte/MG.
SOBRE OS AUTORES:
Adriana Aparecida Souza Aguiar - Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga (1993), especialização em ensino de Língua Inglesa (2002) e mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2009). Já atuou como professora no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste/MG) onde também coordenou o curso de Práticas de Escrita Online através da plataforma moodle (2011). Participou como autora/elaboradora de itens de avaliação da aprendizagem de Língua Estrangeira do Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar - PAAE/2011.
Barbara Jane Wilcox Hemais - Doutora em línguas modernas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do Departamento de Letras da PUC-Rio, atua na área de gêneros discursivos em ambientes acadêmicos e pedagógicos. Seus interesses de pesquisa se concentram nos estudos de aspectos multimodais presentes em artigos publicados, em livros didáticos, e em outros materiais destinados ao ensino de inglês como língua estrangeira. É coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagens e Recursos em Ambientes Pedagógicos na PUC-Rio.
Cláudia Hilsdorf Rocha - Graduação em Letras pela PUC-SP (1987) e mestrado em Linguística Aplicada pela Unicamp (2006). Finalizou seu doutorado em abril de 2010 pela mesma Instituição. Faz atualmente pós-doutorado no Departamento de Pós-Graduação — Letras Modernas da USP. É docente no Centro de Ensino de Línguas (CEL) da Unicamp. Coordena um Grupo de Pesquisa, certificado pela sua Instituição (Unicamp), intitulado Ensino de língua estrangeira, formação cidadã e tecnologia e é membro do grupo E-lang (Unicamp). No presente momento, exerce a função de secretária da ALAB para o biênio 2011-2013.
Eliane Gouvêa Lousada - Mestrado (1998) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2006). Faz parte do grupo de pesquisa ALTER (Análise de Linguagem, Trabalho e suas Relações) e do grupo LAF (Universidade de Genebra). Atualmente é professora do Departamento de Letras Modernas, na FFLCH/USP. Foi professora da University of Guelph, Canadá, onde também exerceu a função de orientadora.
Jerônimo Coura-Sobrinho - Graduação em Letras (Inglês, Francês, Português e suas Literaturas), mestrado em Letras (1998) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor do CEFET-MG. Tem experiência na área da Linguística Aplicada e em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem e avaliação de línguas estrangeiras, exame Celpe-Bras, (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa do Brasil) avaliação de proficiência linguística.
Marcus de Souza Araújo - Professor de Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará. É licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e possui mestrado em Linguística pela mesma universidade. Fez sua especialização em Língua Inglesa pela PUC-Minas. Realizou cursos de extensão em Inglês Instrumental pela PUC-SP. Foi avaliador do PNLD-2012 de Língua Estrangeira Moderna (Inglês) do Ensino Médio.
Natália Moreira Tosatti - Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFMG. Graduada em Letras Licenciatura pela UFMG (2004), tem mestrado em Estudos Linguísticos também pela UFMG (2009). Pesquisas na área de Linguística, com ênfase em Português para Estrangeiros e Produção Textual. Atua ainda como avaliadora dos exames Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa do Brasil) e Enem (Exame nacional do Ensino Médio).
Norimar Júdice - Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela UFF (1973), graduação em Letras (1985), mestrado em Letras (1988) pela UFF, doutorado em Letras Vernáculas pela UFRJ (1997) e pós-doutorado em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2007). Atualmente é professor associado 2 da UFF além de coordenar o Programa Português para Estrangeiros e da aplicação do Exame Celpe-Bras (SESU/MEC) na instituição. Membro de grupo de pesquisa da UFMG e líder do grupo de pesquisa/CNPQ - Português do Brasil para Estrangeiros.
Rogério Casanovas Tilio - Doutorado em Estudos da Linguagem, PUC-Rio (2006), mestrado em Linguística Aplicada Interação e Discurso, UFRJ (2001), Especialização em Inglês (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Inglês, Universidade Santa Úrsula (1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Adjunto de Língua Inglesa da UFRJ, onde atua no Setor de Língua Inglesa e no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Atual tesoureiro da ALAB para o biênio 2012-2013.
Rosinda de Castro Guerra Ramos - Graduação em Letras pela USP (1974), mestrado (1988) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (1997). Atualmente é professora titular da PUC-SP. Faz pesquisa e docência em Linguística Aplicada, atuando nestas áreas: línguas para fins específicos, formação reflexiva de professores, desenvolvimento de material didático, ensino de inglês para crianças e educação a distância.
Tatiana S. de Macedo - Graduação em Licenciatura em Letras Inglês e Português pela União das Escolas Superiores do Pará (1992), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (Orient/Educacional) pelas Faculdades Integradas Colégio Moderno (1988), mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2003) e doutorado em Estudos Linguísticos pela mesma universidade (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará.