Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Identidade e Subjetividade - Configuracoes Contemporaneas

(Organização: Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh e Rosana Apolonia Harmuch)

 

• Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
• Rosana Apolonia Harmuch

Compre aqui

Dividido em cinco partes (Modernidade e identidade sob o olhar contemporâneo; Culturas, linguagens e diversidade; Linguagem e ensino: (des)construção de identidade e subjetividade; As novas linguagens e os sujeitos nos espaços e Reflexões sobre nós e o novo), este livro se propõe a traçar um panorama amplo dos estudos a respeito dos temas da identidade e da subjetividade em um momento contemporâneo dominado pela relativização das fronteiras entre conhecimentos diversos e, especialmente, entre espaços, grupos, indivíduos e sociedades.
Desde o conceito de identidade, passando pelo cinema, a teoria literária, a educação básica e a superior, questões raciais, neurolinguísticas e do processo civilizador até chegarmos a uma reflexão sobre a fusão de individualidade e coletividade propiciada pelo surgimento da internet, as abordagens teóricas e as reflexões deste volume vão além dos horizontes inicialmente previstos pelo Ciclo de Estudos em Linguagem (CIEL) – que originou os textos aqui publicados. Elas lançam mão de diversas áreas do conhecimento para indagar quem e o que somos diante da modernidade e de seus reflexos, não esperando obter respostas prontas e fechadas, mas para nos levarem a entender o valor do próprio questionamento.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh - Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Lingüística (1995) e doutorado na mesma área (2000), ambos  pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, dedicando-se principalmente aos temas aquisição da escrita, ensino de língua materna, identidade de gênero e educação para o consumo. pbosaleh@gmail.com

Rosana Apolonia Harmuch - Possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Estadual do Centro-, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Estudos Literários (2006), ambos pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual de Ponta Grossa onde atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade,  dedicando-se principalmente aos seguintes temas: teoria literária, crítica literária e literatura portuguesa. rosanaharmuch@hotmail.com

SOBRE OS AUTORES:

Aparecida de Jesus Ferreira - Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação de Professores e Linguística Aplicada  pela Universidade de Londres (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa,  atuando no curso de Licenciatura em  Letras  e no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade na mesma instituição. É professora também  do programa de mestrado e doutorado em Letras na Unioeste. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores (língua estrangeira e materna), prática de ensino de língua inglesa, ensino e aprendizagem de língua estrangeira, análise e desenvolvimento de materiais de ensino, letramento crítico e os processos de construção de identidades sociais (relações raciais).  aparecidadejesusferreira@gmail.com

Claudia Rosa Riolfi - Possui graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (1986), mestrado em Linguística Aplicada (1991), doutorado em Linguística (1999), ambos pela  Universidade Estadual de Campinas,  e  Pós-doutorado pela Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2010). Atualmente é professora doutora - RDIDP da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, educação; linguagem; contemporaneidade, psicanálise, ensino-aprendizagem e formação de professores. riolfi@usp.br

Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos - Possui  graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1984), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2009). Atualmente é professora do ensino médio e do Ensino Superior no Curso de Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica, educação, processo civilizador, desenvolvimento regional e transferência de tecnologia. elomatos@utfpr.edu.br

Evanir Pavloski - Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em Letras (2005) e doutorado na mesma área (2012), ambos também pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da recepção, literatura utópica, literatura e história, identidade e subjetividade, língua inglesa e estudos multiculturais. evanir.pv@gmail.com

Fábio Augusto Steyer - Possui graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), Bacharelado em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia (1998), Licenciatura em Letras Português (2006), Mestrado em História (2000) e Doutorado em Letras (2006), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência nas áreas de História, Letras, Cinema e Comunicação Social, com ênfase em História da Literatura Gaúcha e Brasileira, Relações entre Literatura, Cinema e História, História da Imprensa Brasileira, Mídia e Contemporaneidade e História Regional do Brasil e Antropologia da Morte, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, morte, arte cemiterial, história do RS, história do cinema, literatura gaúcha e brasileira, história da imprensa gaúcha e brasileira e mídia e pós-modernidade. fsteyer@uol.com.br

Ismael Caneppele - Natural de Lajeado, RS, mudou-se aos dezessete anos para São Paulo, onde ingressou na companhia teatral de Gerald Thomas, tendo se apresentado em lugares remotos como Alemanha e Croácia. Em 2008 lançou Música para quando as luzes se apagam, pela Editora Jaboticaba. Pela Iluminuras, lançou, em 2010, Os famosos e os duendes da morte, livro adaptado para o cinema pelo diretor Esmir Filho e motivo de um profundo ensaio escrito por Caetano Veloso. Atualmente Ismael pesquisa a confluência de linguagens em arte e tecnologia. Seu mais recente experimento, KollwitzStrasse 52, está em cartaz no MIS (Museu da Imagem e do Som) em SP, e mistura cinema, teatro, música e instalação artística. Semanalmente Ismael apresenta na Rádio Elétrica (www.radioeletrica) seu programa de entrevistas com importantes nomes da cultura brasileira. ismaelcaneppele@gmail.com

Naira de Almeida Nascimento - Possui graduação em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), graduação em Estudos Portugueses pela Universidade de Coimbra (1993), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e História, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas contemporâneas de Língua Portuguesa, ficção histórica, literatura paranaense e literatura regionalista. naira.alm@gmail.com

Rosana do Carmo Novaes Pinto - Possui graduação em Licenciatura em Letras pela UNICAMP (1987),  mestrado (1992) e doutorado (1999) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas.  Concluiu  Pós-Doutorado na área de Neuropsicologia e Neurolinguística na Faculdade de Ciências Médicas  da UNICAMP, durante o qual realizou  estágio no Benton Laboratory of Neuropsychology, Universidade de Iowa, Estados Unidos (2006). Desenvolveu atividades de Pós-Doutorado no CeRIN - Centro de Reabilitação Neurocognitiva, na Faculdade de Ciência Cognitiva da Universidade de Trento, Itália (2010). Desde 2004 é Professora Doutora nível MS  do Departamento de Linguística do IEL e ministra disciplinas nos cursos de Graduação de Letras, Linguística e Fonoaudiologia e de Pós-Graduação em Linguística. Suas pesquisas, orientadas pelas abordagens sócio-histórico-culturais, vinculam-se à linha  Cérebro, Linguagem e Mente e se voltam mais especificamente para o estudo das alterações de linguagem nas afasias, demências e outras patologias. ronovaes@terra.com.br

Silvana Oliveira - Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora associada   da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrando a disciplina de Teoria Literária I e Literatura Brasileira III para o Curso de Licenciatura em Letras. Atua também no Curso de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade da mesma Universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, filosofia, texto e ensino, dialogismo e polifonia. oliveira_silvana@hotmail.com

Talita Moretto - Jornalista e educadora, é pós- graduada em Tecnologias na Aprendizagem pelo Senac/SP, coordenadora de Programa Jornal e Educação (Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã), professora de Mídias Digitais pelo Instituto Doll – Tecnologia e Educação, colunista para o Portal Adital Jovem – Notícias da América Latina e Caribe, pesquisadora e especialista na aplicação de mídia e novas tecnologias na educação. Em 2009, recebeu o título de melhor Jornalista de Educação no Paraná no Prêmio Literal Link de Jornalismo.  Orientou a criação de jornais escolares vencedores em prêmio mundial (2010) e nacional (2011). Recebeu menção especial no Prêmio Mundial Jovens Leitores 2011, na categoria ‘Connecting with mobile’. É autora do blog Sala Aberta (salaaberta.com). talitamoretto@salaaberta.com

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-248-5
Páginas: 216
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2012
 
 
Formas de Pagamento