Compre aqui
Dividido em cinco partes (Modernidade e identidade sob o olhar contemporâneo; Culturas, linguagens e diversidade; Linguagem e ensino: (des)construção de identidade e subjetividade; As novas linguagens e os sujeitos nos espaços e Reflexões sobre nós e o novo), este livro se propõe a traçar um panorama amplo dos estudos a respeito dos temas da identidade e da subjetividade em um momento contemporâneo dominado pela relativização das fronteiras entre conhecimentos diversos e, especialmente, entre espaços, grupos, indivíduos e sociedades.
Desde o conceito de identidade, passando pelo cinema, a teoria literária, a educação básica e a superior, questões raciais, neurolinguísticas e do processo civilizador até chegarmos a uma reflexão sobre a fusão de individualidade e coletividade propiciada pelo surgimento da internet, as abordagens teóricas e as reflexões deste volume vão além dos horizontes inicialmente previstos pelo Ciclo de Estudos em Linguagem (CIEL) – que originou os textos aqui publicados. Elas lançam mão de diversas áreas do conhecimento para indagar quem e o que somos diante da modernidade e de seus reflexos, não esperando obter respostas prontas e fechadas, mas para nos levarem a entender o valor do próprio questionamento.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh - Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Lingüística (1995) e doutorado na mesma área (2000), ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, dedicando-se principalmente aos temas aquisição da escrita, ensino de língua materna, identidade de gênero e educação para o consumo. pbosaleh@gmail.com
Rosana Apolonia Harmuch - Possui graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Estadual do Centro-, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Estudos Literários (2006), ambos pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual de Ponta Grossa onde atua no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: teoria literária, crítica literária e literatura portuguesa. rosanaharmuch@hotmail.com
SOBRE OS AUTORES:
Aparecida de Jesus Ferreira - Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação de Professores e Linguística Aplicada pela Universidade de Londres (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuando no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade na mesma instituição. É professora também do programa de mestrado e doutorado em Letras na Unioeste. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores (língua estrangeira e materna), prática de ensino de língua inglesa, ensino e aprendizagem de língua estrangeira, análise e desenvolvimento de materiais de ensino, letramento crítico e os processos de construção de identidades sociais (relações raciais). aparecidadejesusferreira@gmail.com
Claudia Rosa Riolfi - Possui graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (1986), mestrado em Linguística Aplicada (1991), doutorado em Linguística (1999), ambos pela Universidade Estadual de Campinas, e Pós-doutorado pela Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2010). Atualmente é professora doutora - RDIDP da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, educação; linguagem; contemporaneidade, psicanálise, ensino-aprendizagem e formação de professores. riolfi@usp.br
Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos - Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1984), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2009). Atualmente é professora do ensino médio e do Ensino Superior no Curso de Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica, educação, processo civilizador, desenvolvimento regional e transferência de tecnologia. elomatos@utfpr.edu.br
Evanir Pavloski - Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em Letras (2005) e doutorado na mesma área (2012), ambos também pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da recepção, literatura utópica, literatura e história, identidade e subjetividade, língua inglesa e estudos multiculturais. evanir.pv@gmail.com
Fábio Augusto Steyer - Possui graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), Bacharelado em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia (1998), Licenciatura em Letras Português (2006), Mestrado em História (2000) e Doutorado em Letras (2006), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência nas áreas de História, Letras, Cinema e Comunicação Social, com ênfase em História da Literatura Gaúcha e Brasileira, Relações entre Literatura, Cinema e História, História da Imprensa Brasileira, Mídia e Contemporaneidade e História Regional do Brasil e Antropologia da Morte, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, morte, arte cemiterial, história do RS, história do cinema, literatura gaúcha e brasileira, história da imprensa gaúcha e brasileira e mídia e pós-modernidade. fsteyer@uol.com.br
Ismael Caneppele - Natural de Lajeado, RS, mudou-se aos dezessete anos para São Paulo, onde ingressou na companhia teatral de Gerald Thomas, tendo se apresentado em lugares remotos como Alemanha e Croácia. Em 2008 lançou Música para quando as luzes se apagam, pela Editora Jaboticaba. Pela Iluminuras, lançou, em 2010, Os famosos e os duendes da morte, livro adaptado para o cinema pelo diretor Esmir Filho e motivo de um profundo ensaio escrito por Caetano Veloso. Atualmente Ismael pesquisa a confluência de linguagens em arte e tecnologia. Seu mais recente experimento, KollwitzStrasse 52, está em cartaz no MIS (Museu da Imagem e do Som) em SP, e mistura cinema, teatro, música e instalação artística. Semanalmente Ismael apresenta na Rádio Elétrica (www.radioeletrica) seu programa de entrevistas com importantes nomes da cultura brasileira. ismaelcaneppele@gmail.com
Naira de Almeida Nascimento - Possui graduação em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), graduação em Estudos Portugueses pela Universidade de Coimbra (1993), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e História, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas contemporâneas de Língua Portuguesa, ficção histórica, literatura paranaense e literatura regionalista. naira.alm@gmail.com
Rosana do Carmo Novaes Pinto - Possui graduação em Licenciatura em Letras pela UNICAMP (1987), mestrado (1992) e doutorado (1999) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Concluiu Pós-Doutorado na área de Neuropsicologia e Neurolinguística na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, durante o qual realizou estágio no Benton Laboratory of Neuropsychology, Universidade de Iowa, Estados Unidos (2006). Desenvolveu atividades de Pós-Doutorado no CeRIN - Centro de Reabilitação Neurocognitiva, na Faculdade de Ciência Cognitiva da Universidade de Trento, Itália (2010). Desde 2004 é Professora Doutora nível MS do Departamento de Linguística do IEL e ministra disciplinas nos cursos de Graduação de Letras, Linguística e Fonoaudiologia e de Pós-Graduação em Linguística. Suas pesquisas, orientadas pelas abordagens sócio-histórico-culturais, vinculam-se à linha Cérebro, Linguagem e Mente e se voltam mais especificamente para o estudo das alterações de linguagem nas afasias, demências e outras patologias. ronovaes@terra.com.br
Silvana Oliveira - Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrando a disciplina de Teoria Literária I e Literatura Brasileira III para o Curso de Licenciatura em Letras. Atua também no Curso de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade da mesma Universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, filosofia, texto e ensino, dialogismo e polifonia. oliveira_silvana@hotmail.com
Talita Moretto - Jornalista e educadora, é pós- graduada em Tecnologias na Aprendizagem pelo Senac/SP, coordenadora de Programa Jornal e Educação (Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã), professora de Mídias Digitais pelo Instituto Doll – Tecnologia e Educação, colunista para o Portal Adital Jovem – Notícias da América Latina e Caribe, pesquisadora e especialista na aplicação de mídia e novas tecnologias na educação. Em 2009, recebeu o título de melhor Jornalista de Educação no Paraná no Prêmio Literal Link de Jornalismo. Orientou a criação de jornais escolares vencedores em prêmio mundial (2010) e nacional (2011). Recebeu menção especial no Prêmio Mundial Jovens Leitores 2011, na categoria ‘Connecting with mobile’. É autora do blog Sala Aberta (salaaberta.com). talitamoretto@salaaberta.com