Compre aqui
Este livro se dirige a professores de língua portuguesa, a profissionais da educação interessados em questões de linguagem, especialmente aquelas relacionadas ao ensino de escrita e à construção da coerência textual. Na primeira parte, há uma discussão sobre conceitos como referenciação, coesão, e coerência textual, focada não somente nas atividades do sujeito como também nas situações interativas, e aborda brevemente sobre o tratamento que as escolas dão à coerência. Na segunda parte, há a análise da produção escrita de três sujeitos, que representam a turma de alunos da qual faziam parte. O leitor pode visualizar, na prática de produção escrita, a atuação dos mecanismos linguísticos abordados teoricamente no capítulo anterior.
Entre a metodologia investigativa da pesquisadora e o olhar de professora envolvida nas situações de produção da escrita, ao longo do Ensino Fundamental II e início do Ensino Médio, o leitor pode mergulhar nas análises dos textos, nas estratégias que seus autores usaram para dar validade aos seus dizeres. Tudo com um embasamento linguístico necessário, que situa o texto dentro de uma concepção de linguagem como atividade dinâmica, construída em parceria entre os sujeitos e os outros com os quais interagem.
SOBRE A AUTORA:
Edilaine Buin-Barbosa é linguista, pesquisadora e professora. Acumulou larga experiência como professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico e com formação de professores e de psicopedagogos. Sempre trabalhou com a Aquisição da Escrita e aspectos linguísticos que envolvem o ensino de língua materna. É bacharelada e licenciada em Letras pela Unicamp e mestre e doutora em Linguística pela mesma universidade. É atualmente professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e realiza pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP/Fapesp desde setembro de 2010.