Organizar este livro foi um grande desafio, mas, especialmente, um enorme prazer. É difícil não utilizar muitos adjetivos, pois estamos contaminadas pela “boniteza” que percebemos expressa pelos autores nos textos aqui reunidos. Essa “boniteza” que se entrevê no que estes textos abrigam de reflexão tanto racional quanto sensível e, sobretudo, compromissada com o campo de uma educação que seja significativa para professores e alunos e articulada a um desejo de formação de seres humanos mais reflexivos, abertos, sensíveis e solidários.
O projeto desta obra está ancorado em algumas intenções que queremos explicitar. Em primeiro lugar, foi concebido como uma homenagem à dona Amélia Pires Palermo, educadora competente, ousada e sensível, cuja forma de pensar a Educação e praticá-la, foi responsável por inspirar a inusitada articulação de pais e professores que culminou com a criação da Escola Comunitária de Campinas (ECC) há 35 anos. Estes anos de existência desse espaço formativo, mais do que uma comemoração, nos sugerem a necessidade e a importância de rememorar as múltiplas facetas da trajetória da escola, trajetória esta regularmente pautada por discussões em torno de processos de ensino e aprendizagem em seus diferentes níveis. Rememorar, também, uma das preocupações de dona Amélia: a importância de desenvolver continuamente uma reflexão sobre as práticas educacionais e socializar essas reflexões. É sob esta perspectiva que se apresenta a proposta de organização deste livro: trazer a público uma pequena parcela da produção docente que emerge do cotidiano das aulas, uma coletânea de reflexões em torno de relatos de experiências que foram efetivamente realizadas.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Celi Espasandin Lopes - Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia.
Maria Sílvia Hadler - Pós-doutoranda no Centro de Memória da Unicamp.
Participam da coletânea:
Alba Salve Silveira - Professora formada no curso magistério pelo Colégio Ave Maria.
Ana Elisa de A. Penteado - Doutora em História da Educação pela Faculdade de Educação, Unicamp.
Ana Paula Ramalho P. Bordin - Graduada em Pedagogia. Especialização em pré-escola.
Andrea Pinheiro Z. Anastacio - Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Unicamp.
Adriana Fernandes Rapello Roque - Graduada em Educação Física pela PUCCamp.
Beatriz D'Ambrosio - Doutorado em Educação Matemática pela Indiana University - Bloomington.
Beatriz Gracioli Andrade - Mestre em Educação pela Faculdade de Educação, Unicamp.
Cintia Wolf do Amaral - Mestre em Alfabetização, Leitura e Escrita pela Faculdade de Educação, Unicamp.
Cristiane Maria Franzini Sawaya - Graduada em Pedagogia pela PUCCamp.
Deise Elisa Piratininga Pinto - Graduada em Pedagogia pela PUCCamp.
Elvira Cristina Martins Tassoni - Mestre e doutora em Educação pela Unicamp.
Fabiana Ferrari Rossi - Pós-Graduada em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral; Extensão em Fundamentos Teóricos e Prática Pedagógica para a Educação Infantil.
Fabiana Saad Ezarchi - Licenciada em História e Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCCamp.
Fabianna Maria Whonrath Miranda - Doutoranda em Cinema e Educação, Instituto de Artes, Unicamp.
Fátima Faleiros Lopes - Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação, Unicamp.
Fernando Garcia Feresin - Graduado em Música; Estudou canto com Delva Emmerick, composição com Alexandre Sanches e regência coral com Amaury Vieira.
Flávia Diniz Máximo - Pós Graduação “Desenvolvimento da Autonomia Moral” pela Unifran, Franca.
Gabriela Domingues Coppola - Doutorando em Artes Visuais, no Instituto de Artes, Unicamp.
Guilherme do Val Toledo Prado - Pós-Doutorado em Didática e Tecnologia Educativa na Universidade de Aveiro (Portugal).
Ilona Timmermans - Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Unicamp.
Juliana Facanali Castro - Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação, Unicamp.
Laura Luchini - Formada em Educação Física e Pedagogia.
Maria Ângela P. Coiado - Pós-Graduada em Educação Matemática pela PUCCamp.
Maria Alice Coelho - Doutora em Educação pela Faculdade de Educação, Unicamp.
Maria Elizabeth Scarazzatti Frau - Mestre em Genética pelo Instituto de Biologia, Unicamp.
Maria Helena G.G. Marsico - Graduada em Matemática e Pedagogia pela PUCCamp.
Maura A. Siqueira Soligo - Pós-Graduada em Educação Matemática pela PUCCamp.
Mirian Elizabeth Finardi Scanavini - Doutorado em Matemática Pura - Unicamp/IMECC.
Myriam Ramos Cantúsio - Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Faculdade São Luís.
Norma Sandra de Almeida Ferreira - Professora da Faculdade de Educação, Unicamp.
Solange A. Corrêa - Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Unicamp.
Tereza Cristina B. Gonçalez - Doutora em Fotografia e Arte Contemporânea pelo Instituto de Artes da Unicamp.
Vera Homem de Mello F.G. de Barros - Graduada em Psicologia e Pedagogia; especialista em Psicologia Escolar/Educacional pelo CRP/SP.
Victor Teixeira W. Rysovas - mestrando do Grupo de Pesquisa em Educação Continuada (GEPEC) da Faculdade de Educação da Unicamp.
Ubiratan D'Ambrosio - Doutor em Matemática pela USP.