Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Educação e Espiritualidade

(Contribuições para uma Compreensão Multidimensional da Realidade, do Homem e da Educação)

Comprar pelo Um livro link na descrição

• Ferdinand Röhr

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

Diferentemente das abordagens religiosas ou esotéricas bastante comuns na atualidade, optou-se, neste livro, por uma reflexão filosófica sobre a temática Educação e Espiritualidade. Para tanto, localiza-se a Espiritualidade como realidade transcendente, que faz parte das dimensões básicas (físico, sensorial, emocional, mental e espiritual) da realidade e do ser humano. Ela assume um papel norteador na ideia regulativa da humanização como meta da Educação. Por humanização, compreende-se cuidar da presença dessas dimensões básicas, em especial a espiritual, nas dimensões temático-transversais (relacional-social, prático-laboral-profissional, político-econômica, comunicativa, sexual-libidinal, de gênero, étnica, estético-artistica, ética, místico-mágico-religiosa, lúdica, ecológica e volitivo-impulsional-motivacional) do ser humano. A polêmica relação entre o imanente e o transcendente é refletida através dos conceitos de liberdade, intuição, sujeito e linguagem; a questão da eternidade, a partir de uma hipótese de Gotthold Ephraim Lessing sobre a insuficiência de uma vida para as aprendizagens humanas necessárias. A conceituação da Espiritualidade fornece os subsídios necessários para localizar as tarefas educacionais que permitam a sua inclusão na Educação, que nos tempos atuais se concentra quase que unicamente nas dimensões imanentes do ser humano. Discute-se, finalmente, de que forma tópicos de relevância central na fundamentação teórica da Educação – como a confiança na relação pedagógica, a ética pedagógica, a educação ética, a formação política e a questão existencial da finitude/infinitude humana – podem ser abordados a partir de uma compreensão integral da realidade e do ser humano, que inclui a Espiritualidade.

SOBRE O AUTOR:

Ferdinand Röhr - Formou-se em Pedagogia e Matemática (Licenciatura plena) e é Dr. phil. pela Rheinisch-Westfälisch Technische Hochschule Aachen, Alemanha; é Professor Titular do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Universidade Federal de Pernambuco, membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenador do Núcleo de Pesquisa Educação e Espiritualidade da mesma Universidade. Ensina e pesquisa nas áreas Filosofia da Educação, Epistemologia, Educação e Espiritualidade, Multidimensionalidade do Ser Humano, Educação ética e Ética pedagógica, utilizando como principais referências Martin Buber, Karl Jaspers, Henri Bergson, Gotthold Ephraim Lessing e Otto Friedrich Bollnow. É terapeuta e pesquisador das Essências Florais do Agreste Pernambucano com experiência da sua aplicação em projetos de extensão universitária em ONGs e professores de rede pública de ensino.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-258-4
Páginas: 356
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2013
 
 
Formas de Pagamento