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Diferentemente das abordagens religiosas ou esotéricas bastante comuns na atualidade, optou-se, neste livro, por uma reflexão filosófica sobre a temática Educação e Espiritualidade. Para tanto, localiza-se a Espiritualidade como realidade transcendente, que faz parte das dimensões básicas (físico, sensorial, emocional, mental e espiritual) da realidade e do ser humano. Ela assume um papel norteador na ideia regulativa da humanização como meta da Educação. Por humanização, compreende-se cuidar da presença dessas dimensões básicas, em especial a espiritual, nas dimensões temático-transversais (relacional-social, prático-laboral-profissional, político-econômica, comunicativa, sexual-libidinal, de gênero, étnica, estético-artistica, ética, místico-mágico-religiosa, lúdica, ecológica e volitivo-impulsional-motivacional) do ser humano. A polêmica relação entre o imanente e o transcendente é refletida através dos conceitos de liberdade, intuição, sujeito e linguagem; a questão da eternidade, a partir de uma hipótese de Gotthold Ephraim Lessing sobre a insuficiência de uma vida para as aprendizagens humanas necessárias. A conceituação da Espiritualidade fornece os subsídios necessários para localizar as tarefas educacionais que permitam a sua inclusão na Educação, que nos tempos atuais se concentra quase que unicamente nas dimensões imanentes do ser humano. Discute-se, finalmente, de que forma tópicos de relevância central na fundamentação teórica da Educação – como a confiança na relação pedagógica, a ética pedagógica, a educação ética, a formação política e a questão existencial da finitude/infinitude humana – podem ser abordados a partir de uma compreensão integral da realidade e do ser humano, que inclui a Espiritualidade.
SOBRE O AUTOR:
Ferdinand Röhr - Formou-se em Pedagogia e Matemática (Licenciatura plena) e é Dr. phil. pela Rheinisch-Westfälisch Technische Hochschule Aachen, Alemanha; é Professor Titular do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Universidade Federal de Pernambuco, membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenador do Núcleo de Pesquisa Educação e Espiritualidade da mesma Universidade. Ensina e pesquisa nas áreas Filosofia da Educação, Epistemologia, Educação e Espiritualidade, Multidimensionalidade do Ser Humano, Educação ética e Ética pedagógica, utilizando como principais referências Martin Buber, Karl Jaspers, Henri Bergson, Gotthold Ephraim Lessing e Otto Friedrich Bollnow. É terapeuta e pesquisador das Essências Florais do Agreste Pernambucano com experiência da sua aplicação em projetos de extensão universitária em ONGs e professores de rede pública de ensino.