COMPRE AQUI
Hoje o Brasil é um dos países com maior variedade de loterias, nas mais variadas regiões e configurações, oficiais ou de contravenção, o que é um dos muitos reflexos da falta de educação matemática da nossa população, mais especificamente, da ausência de educação estatística na escola básica. Justamente o povo que menos poupa é aquele que mais investe nas muitas loterias e jogos de azar. É um povo que carece de educação estatística.
A ausência de educação estatística é um reflexo também da falta do estudo de Estatística no currículo escolar brasileiro, uma vez que há menos de duas décadas vimos ocorrer sua inserção no Ensino Fundamental. Mas essa inclusão no currículo prescrito é pouco para uma efetiva educação estatística de nossas crianças, dos jovens e dos adultos, uma vez que os professores que hoje desenvolvem as práxis pedagógicas, em geral, não possuem formação para o desenvolvimento pedagógico de conceitos e procedimentos estatísticos. Mais que isso, muitas das vezes, conceitos pouco ou mal constituídos na formação dos professores acabam por gerar distorções tanto epistemológicas quanto didáticas. (...) Assim, é, para mim, uma honra apresentar esta importante obra, que marca um divisor de águas na introdução da Estatística no currículo da escola básica e que servirá, por certo, como importante fonte para a formação inicial e continuada de nossos professores. Anuncia-se, também, como um livro que deverá estar muito presente sobre a mesa de coordenação pedagógica, por permitir aos professores se apropriar com qualidade deste enfoque da Educação Matemática. (Cristiano Alberto Muniz)
SOBRE A ORGANIZADORA:
Cileda de Queiroz Silva Coutinho - Com uma experiência docente de 27 anos, a organizadora atua no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (grupo PEA-MAT), onde desenvolve pesquisas, orienta doutorados, mestrados acadêmicos e profissionais e leciona no curso de Licenciatura em Matemática EaD. Bacharel e Licenciada em Matemática, Mestre em Educação Matemática (diplomas obtidos pela PUC/SP) e Doutora pela Université Joseph Fourier – Grenoble, França, assinou a coordenação do GT12 da SBEM no período 2009/2012. E-mail: cileda.coutinho@gmail.com
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Alessandra Nepomuceno Prata, Antonio Carlos de Souza, Celi Espasandin Lopes, Cileda de Queiroz e S. Coutinho (org.), Débora de Oliveira, Dione Lucchesi de Carvalho, Eduardo de Lucas Pereira, Eduardo Luiz Miziara, Eliana M. Bauschert de Freitas, Gustavo Alves Caetano Neto, Keli Cristina Conti, Leandro de Oliveira Souza, Luzinete de Oliveira Mendonça, Márcia Vieira, Marcio Antonio da Silva, Marilena Bittar, Paloma de Lima Amaral, Paulo Afonso Lopes, Thatiana Sakate Abe.