CLIQUE AQUI PARA COMPRAR
A proposta desta terceira coletânea da Série Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais surgiu com o convite-provocação feito aos autores para que apresentassem seus estudos e pesquisas na interlocução com os textos de Vigotski que compõem o volume “História do desenvolvimento das funções psíquicas superiores”. Esses cinco textos integram o III volume das Obras Escogidas e foram traduzidos diretamente do russo para o espanhol sob a supervisão de Amelia Álvarez e Pablo Del Río, em 1995. Dos diferentes lugares de pesquisa que ocupam, os autores dessa coletânea não só reiteram a fecundidade e a contemporaneidade dos princípios propostos por Vigotski, mas adensam e explicitam o núcleo conceitual das elaborações teóricas, examinando também as repercussões e as implicações educacionais de suas teorizações, convidando os leitores a participarem e darem continuidade à interlocução e aos debates aqui anunciados.
SOBRE OS AUTORES:
Adriana Lia Friszman de Laplane é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp. Docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e do programa de pós-graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação. Estuda os diversos aspectos do desenvolvimento infantil e da aquisição da linguagem no contexto da família e da escola. E-mail: adrifri@fcm.unicamp.br
Amelia Álvarez é Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Atualmente, após permanência na Universidad de Salamanca (1994-2206), é professora na Universidad Carlos III de Madrid, onde desenvolve investigações como membro e co-diretora do Laboratorio de Investigación Cultural (LiC). Sua linha de investigação se fundamenta no enfoque histórico-cultural, a partir do qual tem desenvolvido vários projetos e orientado estudos sobre as relações entre cultura, educação e processos de desenvolvimento psíquico. E-mail: amelia.alvarez@uc3m.es
Ana Luiza Bustamante Smolka é graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Educação pela University of Arizona, USA e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Realizou o Pós-doutorado em Psicologia da Educação na Clark University, Mass, USA e concluiu a Livre Docência na Faculdade de Educação da Unicamp onde é professora e, também, integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem. Tem investigado mais recentemente questões relacionadas às condições do desenvolvimento humano nas práticas contemporâneas, enfocando as relações entre experiência, discurso, escola e memória. E-mail: asmolka@unicamp.br
Ana Lúcia Horta Nogueira é graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp. Docente da Área de Psicologia da Educação na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, onde atua na graduação e pós-graduação. Com ênfase na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, desenvolve pesquisas de temas relacionados ao desenvolvimento psicológico, organização do trabalho pedagógico e formação de professores. E-mail: anahnogueira@ffclrp.ups.br
Angel Pino Sirgado possui Bacharelado em Filosofia, Seminário de Madrid, Espanha, e de Teologia, PUC de S. Paulo. Graduação e Doutorado em Psicologia, Universidade de Louvain, Bélgica e Livre Docência em Psicologia da Educação, Unicamp. Atuou como Professor de Psicologia e Criminologia no CEGEP e Universidade do Quèbec, Canadá (1971-1977) e Professor de Graduação e Pós-Graduação na FE/ Unicamp (1977-2003). Atualmente, é Professor Visitante Nacional Senior, da CAPES para a UFFS, Chapecó, SC. E-mail: pino0933@terra.com.br
Cecília Guarnieri Batista é Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia e docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Sua área de atuação básica é a Psicologia do Desenvolvimento Humano, centrada no estudo de crianças com necessidades especiais (deficiência visual e/ou alterações no desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e da linguagem). E-mail: cecigb@fcm.unicamp.br
Fernanda de Araújo Binatti Chiote é Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como pedagoga na rede estadual de ensino. Integra o Grupo de Estudos Sobre Autismo, ligado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial da UFES, onde desenvolve estudos sobre autismo e práticas educacionais inclusivas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. E-mail: fbchiote@yahoo.com.br
Flávia Faissal de Souza é Licenciada Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestre em Educação pela Unicamp. Atualmente é aluna do curso de Doutorado em Educação na Unicamp, área de Psicologia Educacional. Com experiência na área de Educação Inclusiva, tem interesse pelos temas: políticas e práticas de educação inclusiva, corpo e desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural. E-mail: faissalflavia@gmail.com
Ivone Martins de Oliveira possui graduação em Pedagogia pela Unicamp. Cursou Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma universidade. Atualmente é Professora Associado II, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua na graduação e na Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, educação infantil e formação de professores. E-mail: ivone.mo@terra.com.br
Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha é Licenciada e Graduada em Psicologia pela PUC-Campinas. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e das Faculdades de Psicologia e de Pedagogia da PUC-Campinas. Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, da PUC-Campinas, no qual desenvolve trabalhos na linha de pesquisa Práticas pedagógicas e formação do professor. E-mail: silrocha@uol.com.br
Marilda Baggio Serrano Botega é Fonoaudióloga, docente do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Desenvolve trabalhos nas áreas de Neonatologia e Fonoaudiologia Clínica, voltados para o desenvolvimento infantil, a relação mãe-criança e a aquisição da linguagem. E-mail: marilda@fcm.unicamp.br
Mônica de Carvalho Magalhães Kassar possui graduação em Pedagogia pela Unicamp, especialização para Professores de Deficientes Mentais pela mesma universidade, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorado em Educação pela Unicamp. Realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Alcalá de Henares (Espanha) e na Unicamp. Atualmente é professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: mkassar@terra.com.br
Pablo Del Río é Doutor em Psicologia pela Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é catedrático na Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación da Universidad Carlos III de Madrid, onde coordena o Laboratorio de Investigación Cultural (LiC). Concentra suas investigações nos efeitos da cultura e da mídia sobre o desenvolvimento humano, conduzindo projetos em diversas universidades e instituições, como Universidad Complutense de Madrid (Grupo Gomel), Universidad de Salamanca (Centro Tecnológico de Diseño Cultural) e Fundación Infancia y Aprendizaje. E-mail: prio@hum.uc3m.es