Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Leituras Sobre Richard Rorty e a Educação

(Organização: Altair Alberto Fávero e Carina Tonieto)

 

• Altair Alberto Fávero
• Carina Tonieto

 

O neopragmatismo de Rorty tem sido considerado uma das posições filosóficas que têm procurado enfrentar os impasses gerados pela filosofia moderna enquanto “metafísica da subjetividade”. Devedor da virada linguística e da virada pragmática, responsável por uma leitura completamente diferente e original dos clássicos do pragmatismo americano (Pierce, James e Dewey), articulador de elementos extraídos do pensamento de filósofos americanos contemporâneos (Quine, Davidson, Kuhn, Sellars e Putnam) e dos “três filósofos mais importantes do século XX” (Wittgenstein, Heidegger e Dewey), Rorty tem a pretensão de “descrever” as relações entre homem e meio ambiente seguindo uma linguagem naturalista. Com isso, ele pretende escapar do essencialismo da teoria da subjetividade moderna (“metafísica da subjetividade” na linguagem heideggeriana) que se estruturou no modelo epistemológico da relação sujeito/objeto. Conforme ele mesmo escreve em Filosofia e o espelho da natureza, “do ponto de vista educacional, enquanto oposto ao epistemológico ou tecnológico, o modo como as coisas são ditas é mais importante que a posse de verdades. [...] Como 'educação' soa um tanto prosaico demais, e Bildung um tanto estrangeiro demais, irei usar 'edificação' para representar esse projeto de encontrar modos novos, melhores, mais interessantes, mais fecundos de falar”. Que a presente coletânea possa ser uma contribuição para encontrar novas e produtivas formas de “redescrever” a educação.

SOBRE OS AUTORES:

Altair Alberto Fávero - Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino (em andamento desde 2008) e o projeto Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (2011) e Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (2012). E-mail: altairfavero@gmail.com

Amarildo Luiz Trevisan - Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/CE/UFSM. Possui graduação em Filosofia (FAFINC), Mestrado em Filosofia (UFSM) e Doutorado em Educação (UFRGS). Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. É coordenador do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA (www.ufsm.br/gpforma) e pesquisador do Grupo Racionalidade e Formação (www.ufsm.br/gpracioform). E-mail: trevisanamarildo@gmail.com

Aristeo Santos López - Doutor em Educação pela Universidad Autónoma del Estado de México; Facultad de Ciencias de la Conducta. E-mail: arisan3@gmail.com

Carina Tonieto - Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora voluntária nos Grupo de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino e Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário na Universidade de Passo Fundo, Coordenadora de Inovação Acadêmica Pedagógica na Faculdade Meridional/IMED de Passo Fundo. Dentre as publicações se destacam pela Editora Mercado de Letras Leituras sobre John Dewey e a educação (em coorganização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2011) e Educador o Educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Altair Alberto Fávero, lançado em 2010).  E-mail: katonieto@gmail.com

Catia Piccolo Viero Devechi - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Faz parte da equipe de editores da revista Linhas Críticas/UnB. É membro dos seguintes grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: “Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior” e “Formação Cultural, Hermenêutica e Educação. Email: devechi@unb.br

César Fernando Meurer - Doutorando em Filosofia na Unisinos. E-mail: cfmeurer@yahoo.com.br

Cosmo Rafael Gonzatto - Graduando em Filosofia LP na Universidade de Passo Fundo; ex-bolsista PIBIC CNPq no período de setembro de 2009 a julho de 2012; é bolsista PIBID CAPES do Curso de Filosofia enquadramento funcional 20 horas no período de agosto de 2012 a julho de 2013; no momento participa como voluntário do grupo de pesquisa Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário e do Grupo de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: interfaces entre-experiência, reflexão e políticas de ensino na Universidade de Passo Fundo. Participou de eventos relacionados a Filosofia e Educação , com apresentações de trabalhos e publicações em anais, com destaque para os trabalhos apresentado no IV SENAFE Interatividade, Singularidade e Mundo Comum, 2012, Santa Maria RS intitulado Do ato de expressão à experiência estética em Dewey; e o apresentado no XV Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste, 2012, Toledo - PR intitulado “O diálogo como um instrumento de aprendizado: possibilidades para um ensino de filosofia. E-mail: cosmo_gonzatto@hotmail.com

Francieli Nunes da Rosa - Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade de Passo Fundo/RS (Bolsista Capes). Possui graduação em Filosofia LP (2/2011). Integrante dos grupos de pesquisas “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino”; e, “Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor”. E-mail: fran-sk8@hotmail.com

Jacqueline Rogério Carrilho Eichenberger - Graduada em Filosofia e Mestranda em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande.

Luiz Carlos Bombassaro - Professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Email: lcbombassaro@yahoo.com.br

Maria Dinorá Baccin Castelli - Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade de Itapiranga (FAI); Graduada em Letras (UPF). Professora do corpo docente da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi professora da Universidade de Caxias do Sul-RS (UCS). Professora efetiva do Magistério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Integrante dos grupos de pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino e Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário. Participante de eventos relacionados à Educação a nível Nacional, com apresentação de trabalhos e publicações em anais, como destaque para Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE e ANPED

Marisa Fátima Roman - Doutora em Ciencias Sociales pela Universidad Autónoma del Estado de México. Facultad de Ciencias Polìticas y Sociales. E-mail: arisy2k@msn.com

Marta Marques - Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), especialista em Psicopedagogia (IDEAU) e graduada em Pedagogia (URI). Integrante do Grupo de pesquisa “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino” e do Grupo de Estudo “Docência Universitária” desenvolvidos junto ao programa de Pós-Graduação em Educação sob a coordenação do prof. Dr. Altair Alberto Fávero. Atua nas temáticas de Metodologia de Investigação-Ação, docência universitária e expansão da Educação Superior. Possui em publicações nos anais de eventos do Endipe (Campinas), Anped-Sul (Caxias) e Educon (Aracajú). E-mail: marta.pr@gmail.com

Roque Strieder - Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep/SP. Professor do Programa de mestrado em Educação da Unoesc. Temáticas de estudo: Educação e Formação Humana. Ética e Educação. E-mail; roque.strieder@unoesc.edu.br

Paulino Eidt - Licenciado em História e Geografia. Mestre em Educação nas Ciências pela Unijuí-RS(1998) e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). E-mail: paulino.eidt@unoesc.edu.br

Vilmar Alves Pereira - Doutor em Educação, Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) e Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande. E-mail: vilmar1972@gmail.com

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-294-2
Páginas: 260
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2013
 
 
Formas de Pagamento