Atualmente, o bullying é um problema da vida escolar que temos de abordar com toda a sociedade e, especialmente, com os profissionais da educação, por sua natureza e pelas consequências que provoca. Muito provavelmente ocorra em todo tipo de comunidade, sem diferenciar credos, classes ou contextos.
Seja qual for o seu evento, face (o bullying) ou virtual (cyberbullying), o fenômeno do bullying parte das raízes da violência e do abuso de poder, trazendo prejuízos a todos. É, portanto, a base moral que devemos trabalhar se quisermos erradicar a presença de abuso e ter garantias suficientes de sucesso. Isto não é fácil e exige lealdade e cooperação de todos, com esforços daqueles que fazem parte da comunidade educativa de ensino. Juntos, com a intenção, e organizados em torno de um projeto antibullying, como parte de um plano de trabalho em direção a uma educação de valores, devemos facilitar a prevenção e a intervenção levando os próprios alunos a buscarem também soluções para o bullying. Este livro busca estes objetivos; esperamos que contribua para a erradicação dos abusos, que como uma sociedade do século XXI ainda temos pendente.
SOBRE O AUTOR:
José María Avilés Martínez (Madri, 1959) atua há mais de trinta anos em todos os níveis de ensino (professor, treinador, conselheiro, psicólogo), mais recentemente como professor na Universidade de Valladolid e Instituto de Educação “Parquesol” daquela cidade espanhola. Está entre os pioneiros na Espanha em pesquisa sobre bullying escolar. Realiza pesquisas no Departamento de Psicologia da Universidade de Valladolid. Possui doutorado em Psicologia da Educação com a primeira tese sobre bullying defendida na Espanha. Faz parte do Observatório Internacional da Violência Escolar, com base em Bordeaux, e é membro do Observatório Nacional de Convivência Escolar na Espanha e Castilla y Leon. Faz parte, ainda, da Junta Diretiva da Associação (Convives) que reúne profissionais de reconhecido presíigio que trabalham a convivência na Espanha. Realiza pesquisas sobre questões educacionais, vida escolar, o bullying, o cyberbullying e as redes sociais. Publicou numerosos artigos em revistas internacionais e diversos livros sobre esses temas, acompanhados de instrumentos de avaliação, projetou e implementou programas de conscientização, prevenção e intervenção em contextos de bullying escolar.