Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Quando os Conflitos nos Pertencem

- Uma Reflexão Sobre as Regras e a Intervenção aos Conflitos na Escola que Pretende Formar para a Autonomia

DE R$ 45,00 

• Luciene Regina Paulino Tognetta
• Maria Isabel da Silva Leme
• Vanessa Fagionatto Vicentin

 

O fenômeno da violência tem se mostrado cada vez mais presente no cotidiano escolar.  No dia a dia, educadores deparam-se frequentemente com situações em que a falta de ética é sentida, e permeada, muitas vezes, pela violência. Comumente apontados como “bagunceiros”, meninas e meninos carregam um estigma e não encontram, na maioria das vezes, possibilidades de superação das dificuldades que têm de relacionamento. Discutir esses paradigmas e apresentar propostas que possam superar a violência na escola constitui-se mais que um desafio, uma necessidade em tempos atuais.
Nesta obra os conflitos repetidos cotidianamente pelas falidas formas pelas quais lidamos com as microviolências promovem um ambiente tenso, caótico que gera desânimo nos educadores. Por certo, a escola tomada no exemplo (bem como a maioria daquelas que pretendem educar moralmente) faz o que sabe e tenta da melhor maneira que encontra resolver seus problemas de relacionamento. Seus educadores estão o tempo todo resolvendo os mesmos conflitos que se repetem, repetem... Assim, para aqueles que desejam encontrar caminhos seguros, certamente nada fáceis, para tal superação é que desejamos boa leitura.

SOBRE AS AUTORAS:

Luciene Regina Paulino Tognetta é doutora em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, tendo realizado parte do doutorado na Universidade de Genebra, na Suíça. É coordenadora da linha de pesquisa Afetividade e virtudes do Gepem – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp/Rio Claro e da Unicamp e membro do Laboratório de Psicologia Genética (FE/Unicamp). Pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal. É também autora de vários livros, entre eles, Perspectiva Ética e generosidade; A formação da personalidade ética; A construção da solidariedade na escola. Além disso, é autora de livros de literatura infantil.

Maria Isabel da Silva Leme é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde também obteve o título de livre docente e professora titular. Leciona disciplinas ligadas à aprendizagem no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pesquisa a aprendizagem de resolução de conflitos interpessoais em suas várias dimensões, como o contexto de socialização. Estas pesquisas têm sido publicadas em artigos e capítulos de livros.

Vanessa Fagionatto Vicentin é psicóloga, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, integrante do Gepem – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp/Rio Claro e da Unicamp. Autora do livro E quando chega a adolescência... uma reflexão sobre o papel do educador na resolução de conflitos entre adolescentes, publicado pela Editora Mercado de Letras. Realiza pesquisas na área de conflitos interpessoais e atua com palestras e cursos de formação e pós-graduação na área estudada.

 
 
Por: R$ 31,50
ISBN: 978-85-7591-278-2
Páginas: 120
Formato: 12 x 22
Altura: 22 cm
Largura: 12 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2013
 
 
Formas de Pagamento