Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Educação e Leitura - Novas Linguagens, Novos Leitores

(Organização: Marly Amarilha)

 

• Marly Amarilha

.

Este livro procura mostrar a relação mais próxima entre os saberes contemporâneos convocados para formar leitores atentos e críticos diante dos provocativos caminhos que se apresentam. Dessa forma, cada autor, desta coletânea, busca ampliar visões e vislumbrar mudanças necessárias na maneira como formamos os novos leitores, nesse novo maravilhoso mundo. Sem essa mudança, sem o enfrentamento do desconforto próprio de fases de metamorfose, a escola, por natureza, guardiã do conhecimento sistematizado, caminhará cada vez mais em descompasso com os novos tempos. Carregar quinhentos anos de tradição impressa e estabelecer uma tranquila convivência com o mundo nas novas linguagens e das novas tecnologias, com lucidez, parece ser uma problemática necessária a ser debatida entre estudantes, pesquisadores e profissionais de educação. Nesse cenário, ao educador é mais uma vez lembrado seu papel seminal como mediador da cultura, em que, não só colabora para preservá-la, mas, hoje, sobretudo, caminha passo a passo com as novas gerações e os novos dispositivos, como atento articulador de redes em movimento contínuo de descentralidade e recriação da leitura, da educação, da cultura.

SOBRE A ORGANIZADORA:

Marly Amarilha - É Ph.D. pela University of London (1990). Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Fundamentos e Política da Educação. Coordena o grupo interinstitucional “Ensino e Linguagem” (CNPq). Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Teoria da Leitura e Ensino de Literatura. Pesquisa os temas: leitura; linguagens; literatura; literatura infantil, educação fundamental; formação do leitor. Bolsista de Produtividade do CNPq. Autora de “Estão mortas as fadas? Literatura Infantil e prática pedagógica” (9ª reimp. 2012; Vozes); “Alice que não foi ao país das maravilhas: leitura crítica na sala de aula” (2006; Vozes). É editora da coleção Educação e Leitura, que já está no 5º volume. Tem artigos publicados na Inglaterra, França, Espanha e Brasil.

SOBRE OS AUTORES:

Adilson Citelli - Professor Titular junto ao Departamento de Comunicações e Artes, da ECA da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1973). Na mesma instituição realizou o mestrado (1982) e o doutorado (1990), ambos na área de Literatura Brasileira. Em 1995, fez a livre docência na ECA-USP, com tese na inter-relação Comunicação e Educação. Atua nas áreas de comunicacão/educacão, educomunicação, comunicação/linguagem. Bolsista de Produtividade do CNPq. É autor de vários artigos e livros, dentre estes se destacam: Linguagem e persuasão (Ática, 1994); Comunicação e educação: a linguagem em movimento (Senac 2000); Palavras, meios de comunicação e educação (Cortez, 2006). Educomunicação. Imagens do professor na mídia (Org.) (2012).

Alessandra Cardozo de Freitas - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) onde atua como Professora Adjunta no Departamento de Práticas Pedagógicas e Currículo e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora vinculada ao Grupo de pesquisa “Ensino e Linguagem”. Estuda a interface Educação, Psicologia e Letras temas relacionados à formação do leitor: literatura infantil, leitura, argumentação, mediação pedagógica, contação e recontação de histórias na educação infantil e no ensino fundamental. É coeditora da Revista Educação em Questão da UFRN. Tem trabalhos publicados no Brasil e na França.

Ana Maria Sá de Carvalho - Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Ceará (1970), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001). Professora da Universidade Federal do Ceará. Possui especialização em Leitura pela University of New Hampshire e estágio nas bibliotecas escolares de New Hampshire (USA). Participa do Grupo de Pesquisa em Representação da Informação do Departamento de Ciências da Informação (UFC), atuando na linha de pesquisa Leitura e Memória. Atua, principalmente, nos seguintes temas: teoria e prática da leitura, bibliotecas escolar e comunitária, educação e formação do leitor. É autora de “Biblioteca na escola” (SESC-SENAI).

Antonio Ventura - É escritor e editor de livros infantis. Tem formação em História. Foi Professor de Educação básica em escolas públicas da Espanha de 1977 a 1988. Em 1989, fundou, com seus alunos, a revista de literatura infanto-juvenil Babar, hoje disponível no formato digital (www.revistababar.com). Desde abril de 2009, dirige as coleções infantis da Oxford University Press-Espanha. Fundou a revista BLOC e a editora Ediciones El Jinete Azul. Em 1999, lançou seu primeiro livro, “De uma vaca à outra”, ilustrado por Pablo Amargo publicado em 2004, no Brasil (Cosac Naify). Sua estréia lhe rendeu diversos prêmios, além de ter sido selecionado pelo Instituto Internacional Charles Perrault de Paris entre os melhores livros ilustrados da Europa. Atualmente, já publicou mais de 30 livros. Tem publicados no Brasil “Quando a lua dorme” e “Lucas e o rouxinol”, este ilustrado por Angela Lago (Melhoramentos).

Helenice Mirabelli Cassino Ferreira - Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, possui especialização em Currículo e Prática Educativa pela mesma instituição. Pesquisadora do grupo: Infância, Juventude, Educação e Cultura da UERJ, desde 2006. Desenvolve pesquisas sobre os modos de subjetivação de jovens contemporâneos na cultura digital e seus desdobramentos para o campo da educação. Tem experiência na área de Educação e Artes, com ênfase em Educação e Mídia. Atuou como professora de artes e como coordenadora do segundo segmento do ensino fundamental.

Maria do Carmo Fernandes Lopes - Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (1999). Atua como docente das disciplinas Leitura e Produção de Textos e Leitura e Produção do Texto Argumentativo. Pesquisadora do grupo “Ensino e Linguagem”, em que desenvolve estudos na área de produção textual e da argumentação. Atualmente, escreve sua tese de doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, sobre os saberes docentes envolvidos no processo da produção e da avaliação do texto argumentativo, objeto de ensino-aprendizagem no âmbito escolar. Tem artigos publicados em livros e periódicos especializados.

Maria das Graças Pinto Coelho - Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Comunicação Social (1985), mestrado (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Bolsista-sanduíche da CAPES na Loughborough University - Reino Unido (2000). Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia e no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. Atuou durante 20 anos como jornalista. Pesquisa na área de Comunicação e Educação, principalmente nos temas: produção de sentidos e sociedade; mídias digitais e produção de conteúdos, formação social, inclusão digital, educação a distância, cidadania cultural, consumo e bens simbólicos.

Maria Luiza Oswald - Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Pedagogia (1984), mestrado em Educação (1989) e doutorado em Educação (1997) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordena o grupo de pesquisa Infância, Juventude, Educação e Cultura da UERJ. Tem experiência na área de Educação, pesquisando principalmente os temas: educação infantil, leitura, escrita, cultura e formação, literatura e formação de professores, produção e consumo cultura de crianças e jovens, educação e mídia, educação e cibercultura. Bolsista Procientista FAPERJ/UERJ. Publicou artigos e é coorganizadora dos livros: Infância e Juventude: narrativas contemporâneas (2008). A experiência da leitura (2003) entre outros.

Vera Wannmancher Pereira - Possui mestrado e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Nessa Universidade, é professora, pesquisadora e orientadora. Coordena o Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem - CELIN da Faculdade de Letras - FALE. Seus estudos e experiências estão situados na área de linguagem e cognição, notadamente na Psicolinguística, com ênfase na compreensão e no processamento da leitura. É bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão inovadora do CNPq. Organizou com outros autores vários livros, dentre eles: Estudos sobre leitura: Psicolinguística e interfaces (2012); Alfabetização e cognição (2009).

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-253-9
Páginas: 136
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2013
 
 
Formas de Pagamento