Esta obra pode ser considerada de grande relevância acadêmica, se levada em consideração a quantidade e qualidade das pesquisas na área da educação que discutem o tema. A atualidade e pertinência dela vem suprir uma lacuna na Educação Básica brasileira e nas atuais pesquisas acadêmicas. Neste sentido, acreditamos ter presente uma discussão de relevância atual nos estudos e aperfeiçoamento; tanto dos conselheiros em educação, como dos professores e dos gestores escolares que se interessam pelo tema e aos demais profissionais da Educação, que assim como nós acreditam da educação e quem sabe na elevação cultural da sociedade como um todo. Como professora da educação básica, acredito na possibilidade de uma educação trans-formadora possível. Os procedimentos metodológicos tiveram como norte a pesquisa bibliográfica, com coleta de dados e aplicação de questionário. A pesquisa empírica perpassou pela análise de conteúdo a luz da teoria de Laurence Bardin.
SOBRE A AUTORA:
Mara de Fátima Marcelino é licenciada em Ciências Sociais (1987) e Pedagogia (2003) pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) com pós-graduação, latu-sensu em Geografia Econômica (1997), pela Faculdade Plínio Augusto Amaral. Mestre em Educação pela Uniplac (2011) participa do Gepes Sul - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da região sul. Professora efetiva da rede pública de Ensino, com experiências nas diferentes séries da educação básica, atuou também como professora de geografia nas séries finais da educação básica. Com alguns professores fundou o Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages - Simproel onde foi diretora trabalhista, vice-presidente e presidente. Atua como conselheira do Conselho Municipal de Educação - CME, e do Conselho de Acompanhamento e controle Social do Fundeb. Atualmente desenvolve um trabalho de formação continuada junto as auxiliares de biblioteca, objetivando transformar esses espaços em espaço dinâmico e pedagógico nas escolas. Baseada em sua experiência como conselheira e suas inquietações como docente e sindicalista é que a autora procurou desvelar os limites e as possibilidades dos conselhos municipais de educação. Email: maramarcelino2012@gmail.com