Este livro tem uma configuração pragmática por voltar-se mais e por trabalhar, mais especificamente a realidade da escola e os projetos que nela se realizam, concretizados nos componentes curriculares da educação básica.
Assim, estendendo-se da escola da educação básica à de ensino superior da rede pública e particular de ensino, o livro não só propõe “caminhos a serem percorridos” no planejamento, desenvolvimentos de processos de ensino e aprendizagem nas unidades escolares, como também discute praticas originárias de projetos e convida os leitores à analise e reflexão sobre essas praticas. Portanto, o livro mostra como fazer o projeto acontecer na escola e, nesse sentido, propõe, dá sugestões e estimula a realizá-lo no contexto escolar.
É, também, um tributo a Maria Antonia Granville, professora e pesquisadora que se foi, após anos de convivência com uma doença impiedosamente letal e, paradoxalmente, responsável por lhe dar tanta força para viver e produzir; tributo à sua trajetória de educadora e formadora na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Os autores que aqui se unem em homenagem a ela são pessoas que trabalhavam ou trabalharam diretamente com ela, no ensino, na pesquisa e na extensão, as quais, ao tomarem parte neste livro, tornam-se, igualmente, parte da realização de mais esse sonho da professora e colega de academia.
SOBRE A ORGANIZADORA:
Maria Antonia Granville é Doutora em Letras pela USP e Professora Assistente Doutor na Unesp de São José do Rio Preto, Departamento de Educação. Trabalha com as seguintes disciplinas: Linguística Aplicada: Ensino de Língua Materna, Estágios Curriculares Supervisionados: Língua Materna e Conteúdos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. É líder do Grupo de Pesquisa “Docência e Sistemas Educacionais”, Unesp/CNPq, atuando principalmente nas seguintes linhas: Formação de Professores de Língua Materna e Literatura, Ensino de Literatura para Crianças e Jovens, Metodologias de Leitura. Atualmente, coordena, na Unesp, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), financiado pela Capes.
SOBRE OS AUTORES:
Ana Ligia Alves é graduada, em 2011, no curso de Licenciatura em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e Italiana) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de São José do Rio Preto. Realizou o Estágio Básico “Os princípios e oreientações das políticas educacionais: aspectos históricos e políticos”, no ano de 2008. Em 2009, participou como bolsista do projeto “A recuperação contínua e o desenvolvimento de estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem: uma proposta de intervenção”. Atualmente, trabalha na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
Anna Flora Brunelli é Professora Assistente Doutor na Unesp de São José do Rio Preto, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Questões de teoria e de análise em análise do discurso”, Unicamp/CNPq, atuando principalmente na seguinte linha: Análise do Discurso. Também participa do Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise), ligado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp.
Aparecida Francisco da Silva é Doutora em Matemática, Professora Assistente Doutor (aposentada) na Unesp de São José do Rio Preto, onde trabalhou no Departamento de Matemática. É líder do Grupo de Pesquisa “Ensino de Matemática”, Unesp/CNPq, atuando principalmente nas seguintes linhas: Ensino de Matemática, Álgebra Comutativa: Ideais Momoniais, Ensino de Matemática: Uso de Jogos no Ensino de Matemática, na perspectiva da resolução de problemas.
Debora Cristina Jeffrey é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Educação e Chefe do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (Depase). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, avaliação de sistemas educativos, avaliação da aprendizagem, gestão educacional e educação de jovens e adultos.
Denise Loreto de Souza é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista. Graduada em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de São José do Rio Preto, SP, atualmente é bolsista da Fapesp. Atuou na área de Educação (Estágio básico - 2007), e participou de projeto de pesquisa sobre a concepção dos docentes no que diz respeito a avaliação. Fez estágio básico, também, em literatura infanto-juvenil (2009).
Elso Drigo Filho é Professor Titular na Unesp de São José do Rio Preto, Departamento de Física. É Conselheiro da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto e revisor técnico de trabalhos para diferentes periódicos, como o Journal of Physics A: Mathematical and General. É líder do Grupo de Pesquisa “Modelos Teórico-Computacionais em Macromoléculas Biológicas”, Unesp/CNPq, atuando principalmente nas seguintes linhas: Estudo do Formalismo de Mecânica Quântica Supersimétrica e Estudo de Macromoléculas Biológicas.
Ermínia de Lourdes Campello Fanti é Doutora em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP e Professora Assistente Doutor na Unesp de São José do Rio Preto, Departamento de Matemática. É líder do Grupo de Pesquisa “Topologia Algébrica”, Unesp/CNPq, e pesquisadora do Grupo “Ensino de Matemática”, Unesp/CNPq, atuando principalmente nas seguintes linhas: Teoria dos Números, Álgebra Homológica: Cohomologia de Grupos e Invariantes Ends.
Fernanda Landucci Ortale é Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, na área específica de Ensino de Língua Estrangeira, e Professora da área de Língua Italiana na USP, São Paulo. É pesquisadora do Grupo “Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira: Crenças, Construtos e Competências”, Unesp/CNPq, atuando principalmente nas seguintes linhas: Novas Metodologias na Formação Inicial de Professores de Língua Estrangeira e Discurso e Interação em Sala de Aula de Língua Estrangeira.
Géssica Priscila Ramos é Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Professora Adjunta na mesma Instituição, onde trabalha no Departamento de Educação. É pesquisadora dos seguintes Grupos de Pesquisa: “Economia Política da Educação e Formação Humana/UFSCar/CNPq, “Estado, Políticas Públicas de Educação e Cidadania”, Unesp/ CNPq, e “Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização”, Unesp/CNPq, atuando principalmente nas seguintes linhas: Política e Gestão Educacional e Identidade e Valorização Docente.
Helia Matiko Yano Kodama é Mestre em Matemática pela Unicamp, Professora Assistente (aposentada) na Unesp de São José do Rio Preto, onde trabalhou no Departamento de Matemática. É pesquisadora do Grupo de Estudos Ensino de Matemática , Unesp/CNPq , atuando principalmente nas seguintes linhas: Teoria Algébrica dos Códigos, Ensino de Matemática.
José Amâncio Gomes é Professor Assistente Doutor (aposentado) na Unesp de São José do Rio Preto, onde trabalhou no Departamento de Educação. Tem experiência na área de Educação. Também é pesquisador, atuando principalmente na seguinte linha: Metodologia do Ensino. Atualmente é Coordenador de Vestibulares e Coordenador do Curso de Direito da Faeca, Monte Aprazível, SP.
Leticia Brito da Silva é Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Campus Araraquara (2010). Já atuou como estagiária em escola de ensino fundamental da rede municipal em projeto de Jornada Integral de São José do Rio Preto, São Paulo. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica intitulada: o Projeto de Reforço Escolar na rede estadual de ensino: um estudo de caso. Lecionou também na educação infantil na escola Maria Peregrina, no ensino fundamental e médio no colégio Pártenon e no ensino superior na Fatac - Faculdade de Filosofia e Teologia. Atualmente é professora da rede estadual de ensino de São Paulo.
Luciani Ester Tenani é Professora Assistente Doutor na Unesp de São José do Rio Preto, Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. É pesquisadora dos Grupos “Descrição Sócio-Histórica das Vogais do Português (do Brasil), CNPq/ UFMG, e “Estudos sobre a linguagem, Unesp/CNPq, atuando principalmente nas seguintes linhas: Oralidade e Letramento, Variação e Mudança Linguística.
Maévi Anabel Nono é Doutora em Educação e Professora Assistente Doutor na Unesp de São José do Rio Preto, Departamento de Educação, onde ministra aulas no Curso de Pedagogia. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão na área de formação de professores e gestores de Escolas de Educação Infantil. É pesquisadora dos Grupos “Estudo de formação básica e continuada de professores, UFSCar/CNPq, e “Estudos sobre a Docência: desafios e práticas”,UFSCar/CNPq, atuando principalmente nas seguintes linhas: Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Formação de Professores.
Magali Sanches Duran é Doutora em Estudos Linguísticos pela Unesp, com pós-doutorado pelo Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional da USP de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lexicografia Pedagógica, Descrição do Português para o Processamento de Línguas Naturais e Semântica Lexical.
Pedro Paulo Scandiuzzi é Professor Assistente Doutor (aposentado) da Unesp de São José do Rio Preto, onde trabalhou no Departamento de Educação. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática, Unesp/CNPq, e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática (GEPEm) da USP/CNPq, atuando principalmente na seguinte linha: Relações entre História da Matemática e a Etnomatemática na Educação Matemática.
Regina Aparecida Ribeiro Siqueira é Doutora em Educação, Professora Assistente Doutor na Unesp de Assis, Departamento de Educação. É pesquisadora do Grupo “Sociedade, Escola e o Desenvolvimento do Professor”, Unesp/CNPq, atuando principalmente nas seguintes linhas: Educação de Professores, Didática e Psicologia da Educação, Educação de Jovens e Adultos.
Rita de Cássia Pavani Lamas é Doutora em Engenharia de Sistemas pela USP e Professora Assistente Doutor na Unesp de São José do Rio Preto, Departamento de Matemática. É líder do Grupo de Pesquisa “Ensino de Matemática”, Unesp/CNPq, e pesquisador do Grupo “Docência e Sistemas Educacionais”, Unesp/CNPq. Tem coordenado projetos de Ensino de Matematica em escolas municipais e estaduais de São José do Rio Preto, tais como os do Núcleo de Ensino da Unesp e os do Pibid/Unesp/Capes. Tem atuando principalmente nas seguintes linhas: Equações Diferenciais, Identificação e Controle de Sistemas Dinâmicos com Redes Neurais e Ensino de Matemática.