Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Os Lugares do Sentido

Hugo Mari

 

• Hugo Mari

 

O conjunto das reflexões que conhecemos como semântica moderna – termo que cobre uma amplitude pouco uniforme de abordagens sobre o significado – baseou-se, fundamentalmente, nas possibilidades de se calcular o significado. A noção de cálculo aqui referida não é uniforme nas diversas abordagens semânticas, onde costuma ser utilizada, nem guarda, necessariamente, o mesmo rigor formal da lógica, em relação ao cálculo dos predicados. Nem todos os formatos de descrição do significado, produzidos no interior dessas abordagens, primam por procedimentos algorítmicos que fariam jus a uma extensão do cálculo; mas todos são vistos, nem sempre pelos próprios autores, como tentativa de formalização do significado, o que torna a extensão natural.
Se percorrermos a reflexão recente naquilo que se tem produzido de mais relevante sobre o sentido, seja numa análise teórica da sua concepção a partir das teorias semânticas, seja numa orientação pragmática, decorrente de abordagens sobre o processo enunciativo, vamos deparar com intervenções distintas que, para efeito de análise, podemos reunir nas três direções: (a) o sentido se constrói no sistema; (b) o sentido se constrói no sujeito; (c) o sentido se constrói no processo histórico.

Hugo Mari possui doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e realizou, em 2001, estágio de pós-doutorado na Université Paris XIII. Atualmente, é professor do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas e sua atividade de pesquisa e de docência está voltada para as áreas de semântica, pragmática e análise do discurso. Participou como autor e como organizador dos livros Ensaios sobre Leitura 1 (2005) e Ensaios sobre Leitura 2 (2007), publicados pela Editora da PUC Minas, bem como de diversos livros sobre análise do discurso, publicados pelo Núcleo de Análise do Discurso da FALE-UFMG: Fundamentos e dimensões da análise do discurso (1999), Análise do discurso: fundamentos e práticas (2001), Ensaios em análise do discurso (2002) entre outros. Como membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares da UFMG, co-editou e organizou o livro Universos do conhecimento (2002), publicado pela FALE-UFMG, assim como o livro Estruturalismo: memória e repercussões (1995), publicado pela Diadorim.


SUMÁRIO

capítulo 1
TRÊS VALORES DO SIGNO

capítulo 2
TRÊS DIMENSÕES DO SENTIDO
O sentido se constrói no sistema
O sentido se constrói pelo sujeito
O sentido se constrói na história
Observações complementares

capítulo 3
A QUESTÃO DO SUJEITO
Para uma delimitação do sujeito
Para uma avaliação empírica do sujeito

capítulo 4
DO CÁLCULO DO SIGNIFICADO À PRODUÇÃO DO SENTIDO
O conceito de significado
O conceito de sentido
Diferenças entre significado e sentido
Sobre o cálculo do significado
Sobre a produção do sentido

capítulo 5
ALGUNS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DO SENTIDO
Processos no plano do significante
Processos no plano do léxico
Processos pragmáticos aplicados ao léxico

capítulo 6
ALGUNS PROCESSOS DE MANIPULAÇÃO DO CÓDIGO
Motivação do signo
Processos de deteminação do sistema

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-085-6
Páginas: 152
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento