A violência é um fenômeno complexo, multicausal e relacionado, que implica em inúmeros processos e relações, desde as mais íntimas às mais ampliadas. Ocorre nas esferas culturais e sociais, desde as relações mais íntimas e afetivas às políticas públicas, presente nas estruturas sociais, políticas, culturais, em suas relações geracionais, de gênero, institucionais etc., perpassando a sociedade de forma geral.
Sob esse enfoque, para além de apresentarmos os dados e as análises de pesquisa que realizamos sobre violência sexual e doméstica em Uberlândia (projeto financiado pela Secretaria de Política para as Mulheres e CNPq), optamos por elaborar a presente coletânea, com o intuito de tratar da violência enquanto fenômeno multicausal, relacionado, estrutural, pertencente à um mosaico de violências articuladas e correlatas que caracterizam a sociedade atual.
Por esse motivo elegemos para o primeiro volume tratar das violências de gênero, geracional e familiar, a fim de pensarmos inicialmente em instâncias que implicam ou deveriam implicar em relações e laços de afetividade, intimidade, pessoalidade, embora repletas de significados e sentidos culturais e sociais na constituição do quadro da violência social.
Esperamos que, com esse trabalho, possamos contribuir para a reflexão e dar maior visibilidade à complexidade que compõe a violência doméstica e sexual entendida como parte do processo e da prática da violência ampliada que caracteriza a nossa sociedade.
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Alexandra Lopes - Doutora em Política Social pela London School of Economics.
Anamaria Silva Neves - Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo.
Clélia Arleth da Costa - Mestre em Ciências Sociais na Universidade Federal de Uberlândia.
Cristina Cunha Mocetão - Doutoranda em Sociologia na Universidade do Porto.
Fabíola Prado de Morais - Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia.
Isabel Dias - Doutora em Sociologia pela Universidade do Porto.
Marianela Ferreira - Doutoranda em Sociologia na Universidade do Porto.
Sandra Leila de Paula - Pós doutora em Sociologia pela Universidade do Porto.
Shimênia Vieira de Oliveira Cruz - Doutoranda na Universidade Federal da Bahia.