Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Tendências Contemporâneas nas Pesquisas em Educação Matemática e Científica

- Sobre Linguagens e Práticas Culturais (Organização: Cláudia Regina Flores e Suzani Cassiani)

 

• Cláudia Regina Flores
• Suzani Cassiani

 

Nesta coletânea o leitor encontrará, não um louvor àquilo que estaria à moda, ou uma delimitação de tendências à maneira daquilo que por ora se segue, mas alguns modos de pesquisar, contribuindo para a disseminação da diversidade de se pensar e pesquisar os problemas da educação (matemática e científica). Essa coletânea tem, portanto, o mérito de oferecer reflexões diferenciadas aos leitores, abordando questões sobre linguagens e práticas culturais na Educação Científica e Matemática, e acentuando tal temática como promissora e pertencente às questões mais contemporâneas na pesquisa educacional. Tanto para a Educação Matemática, quanto para a Educação Científica, o leitor poderá transitar por problemáticas ligadas às concepções, representações ou discursos que sustentam práticas do educador; às práticas, ou modos de se fazer pesquisador; às novas abordagens teóricas que sustentam e constroem uma pesquisa. Trata-se, assim, de uma publicação que atrai a atenção não só daqueles envolvidos com abordagens contemporâneas na pesquisa em Educação Matemática e Científica, mas também àqueles interessados sobre como pesquisas atuais se enredam pelos caminhos da linguagem e das práticas culturais.

SOBRE OS AUTORES:

Aline Andréia Nicolli - Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Educação e Pós-doutora em Educação Científica e Tecnológica. É Professor Adjunto II, no Centro de Educação, Letras e Artes, na Universidade Federal do Acre. E-mail: aanicolli@gmail.com

Antonio Vicente Marafioti Garnica - Doutor em Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Unesp de Bauru e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Unesp de Rio Claro. Coordenador do Ghoem - Grupo de Pesquisa “História Oral e Educação Matemática”. E-mail: vgarnica@fc.unesp.br

Cláudia Regina Flores - é Doutora em Educação, Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com estágio doutoral na Université de Rouen, França, e Pós-Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, Estados Unidos da América. É professora associada do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do CNPq e líder do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática, Gecem. Email: claudia.flores@ufsc.br

Eduardo Fleury Mortimer - Professor Titular da Faculdade de Educação da UFMG. É bacharel e licenciado em Química, pela UFMG, mestre em Educação, também, pela UFMG, e doutor em Educação, pela USP, com doutorado sanduíche na University of Leeds, Inglaterra. Tem pós-doutorado na Washington University in St. Louis, EUA, onde trabalhou com o Professor James Wertsch. E trabalhou como pesquisador visitante do CNRS e INRP, em Lyon, junto a Andrée Tiberghien. E-mail: mortimer@ufmg.br

Heloisa da Silva - Doutora em Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Unesp de Rio Claro. Vice-coordenadora do Ghoem - Grupo de Pesquisa “História Oral e Educação Matemática”. E-mail: heloisas@rc.unesp.br

Iran Abreu Mendes - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor titular do Departamento de Práticas Educativas e Currículo e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Notre. É pesquisador do CNPq. Email: iamendes1@gmail.com

Ivete Maria Baraldi - Doutora em Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Unesp de Bauru e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Unesp de Rio Claro. E-mail: ivete.baraldi@fc.unesp.br

Maria Aparecida Viggiani Bicudo - Professora Titular de Filosofia da Educação. Professora do Programa em Pós-Graduação em Educação Matemática, Unesp - Universidade Estadual Paulista. Pesquisadora do CNPq.

Maria José P. M. de Almeida - professora titular em Metodologia de Ensino: Física na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e coordenadora do grupo de estudo em pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE.

Marisa Rosâni Abreu da Silveira - Doutora em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7. Pós-doutora pelo Institut d ´Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). É professora adjunta da Universidade Federal do Pará no Instituto de Educação Matemática e Científica. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem Matemática - Gelim. Email marisabreu@ufpa.br

Odisséa Boaventura de Oliveira - Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Organização Educacional, em Ciências Licenciatura e em Pedagogia. Possui Mestrado em Educação pela Unicamp (2001) e doutorado em Educação pela USP (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. Email: odissea@terra.com.br

Roberto Nardi - Professor associado no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - Unesp, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências.

Suzani Cassiani - Licenciada em Ciências Biológicas com Mestrado e Doutorado em Educação pela Unicamp. É Professora Associada no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. É líder do Grupo de Pesquisa Dicite, do PPGECT. Email: suzanicassiani@gmail.com

Wagner Rodrigues Valente - Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/INRP, Paris (1997), e pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Coordenador do Ghemat - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat). E-mail: ghemat.contato@gmail.com

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-284-3
Páginas: 288
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2014
 
 
Formas de Pagamento