Este livro reúne pesquisas de diferentes autores que procuram discutir as instituições escolares nas suas variações e significados, no âmbito da sua diversidade, políticas, formação e práticas pedagógicas. Pensar a instituição escolar nesta perspectiva significa, também, compreender a escola na ótica da sua totalidade, ou seja, sob um olhar mais denso, que leva em conta a dimensão das contradições postas no fazer-se cotidiano dos alunos em suas múltiplas dimensões e situações de etnia e classe social. Pensar a instituição escolar na sua diversidade, no âmbito de suas contradições, implica em resgatar o papel dos alunos como sujeitos na trama social em que está posta a escola. Abordar essa questão visa problematizar um modelo homogeneizado de instituição escolar, discutir o significado e as implicações em pensar o aluno como sujeito histórico e evidenciar as possibilidades da instituição escolar com todas as suas contradições num espaço de formação humana sem, contudo, perder de vista os aspectos legais e das práticas pedagógicas que estão implicadas nessa temática. Nesse sentido, é imprescindível o reconhecimento de situações que decorrem da divisão social do trabalho, das transformações do mundo do trabalho, das situações de gênero ou orientação sexual, de direitos culturais a partir da situação etária, como os idosos, jovens e crianças, de desigualdades derivadas da situação de etnia, como os afro-brasileiros, dos povos indígenas ou de imigrações de várias origens. Essas preocupações estão postas nos nove capítulos tendo por fio condutor a instituição escolar em contextos diversos.
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Anamaria Santana da Silva - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.
Elisangela Alves da Silva Scaff - Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.
Ester Buffa - Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes, Paris V.
Gelson de Almeida Pinto - Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Jefferson Carriello do Carmo - Doutor em Educação pela Universidade de Campinas.
Kellcia Rezende de Souza - Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados.
Léia Teixeira Lacerda - Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.
Maria José de J. Alves Cordeiro - Doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Maria Leda Pinto - Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo.
Mariete Felix Rosa - Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Maritza Maciel C. Maldonado - Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense.
Marta Regina Brostolin - Doutora em área interdisciplinar/Desenvolvimento Local - Universidade Complutense de Madri e Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco.
Neimar Machado de Souza - Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.
Tammi Flávie Peres Borges de Souza - Mestranda em Educação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal.
Vania Regina Boschetti - Doutora em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo.
Wilson Sandano - Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba.