Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
O (In)Esperado de Jakobson

(Organização: Diana Junkes Bueno Martha e Leda Verdiani Tfouni)

 

• Diana Junkes Bueno Martha
• Leda Verdiani Tfouni

 

Como o título já anuncia, pretendemos, com a organização deste livro, redimensionar o alcance das propostas de Jakobson, examinando as contribuições singulares que sua obra trouxe para os estudos da linguagem no Brasil, e, ao mesmo tempo, propondo releituras e reinterpretações das variadas facetas de seu trabalho. O (in)esperado de Jakobson talvez explicite, nos textos reunidos, mais do que a homenagem a um grande pensador, mais do que uma revisão de suas teorias e reflexões; talvez reencontre a necessária voz que fez da palavra, da linguagem, a razão maior de sua existência e que, por isso mesmo, deve permanecer em nossas vidas como uma trilha sonora de fundo, que orquestra som e sentido, comunicação e discurso, paixão e poesia.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Leda Verdiani Tfouni - Professora Titular sênior, possui graduação em Letras Anglo Germânicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é Master of Arts in Language Acquisition - University of California (EUA), doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas,  livre-docente e titular pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado em duas ocasiões na Université de la Sorbonne Nouvelle, com Jacqueline Authier, e uma vez na Universidade de Bologna, com Carlo Ginsburg, Atua na pós-graduação nas áreas de letramento, análise do discurso, autoria, psicanálise lacaniana, genéricos discursivos, tendo publicado inúmeros artigos na área, bem como livros e capítulos de livros. É coordenadora do Grupo AD e suas Interfaces (USP-Ribeirão Preto). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

Diana Junkes Bueno Martha - Possui mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Araraquara) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Foi Visiting Scholar da University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). Atualmente, é professora de Literatura Brasileira da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, Unesp/ Ibilce, Campus de São José do Rio Preto, onde é vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Poesia (GEP). Sua principal linha de pesquisa desenvolve-se na área de Letras, com ênfase em estudos de Literatura e Cultura Brasileiras. Publica regularmente artigos em periódicos de seletiva política editorial e é autora de capítulos de livro sobre o tema principal de sua atuação. É membro do grupo CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada (Unesp/Araraquara) e do Grupo AD e suas Interfaces (USP/RP).

SOBRE OS AUTORES:

Alessandra Fernandes Carreira - É psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela FFCLRP/USP. Pós-doutora pelo IEL/Unicamp. Tem experiência em pesquisa em psicanálise lacaniana, desenvolvendo e orientando trabalhos nos seguintes temas: psicanálise, linguagem, autoria, fantasia, subjetividade, clínica psicanalítica. Oferece atendimento psicanalítico e supervisão em consultório. Professora titular BD do curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto. Membro fundador e atual coordenadora das Reuniões Clínicas; de Lalíngua-Espaço de Interlocução em Psicanálise. Atua na transmissão da psicanálise em Ribeirão Preto e região.

Claudemir Belintane - É doutor (doutorado direto) em Educação pela Universidade de São Paulo. É professor livre-docente na mesma instituição, onde atua como professor doutor. Na graduação, trabalha com Ensino de Lìngua Portuguesa, Literatura e Alfabetização; na Pós-graduação, pesquisa e orienta sob este temário: memória, oralidade, escrita, suportes e linguagens contemporâneas.

Claudia Thereza Guimarães de Lemos - Doutora em Linguística pela Universidade de Edimburgo, Escócia, Reino Unido. Professora Colaboradora Voluntária do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem, membro da Escola de Psicanálise de Campinas e coordenadora do Outrarte, centro de pesquisa em Psicanálise e Arte do Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp. Tem livros e artigos publicados principalmente na área de aquisição da linguagem.

Cristiane Carneiro Capristano - Possui Graduação em Letras/Português-Italiano (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/São José do Rio Preto), Mestrado em Estudos Linguísticos (2003), nessa mesma universidade e Doutorado em Linguística Aplicada (2007) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professora de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desenvolve pesquisas na área de Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, escrita, aquisição da escrita e relação fonologia/convenções ortográficas. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos sobre a linguagem (CNPq).

Diana Luz Pessoa de Barros - Obteve o título de mestre na Universidade de Paris III, e os de doutor, adjunto, livre-docente e titular na Universidade de São Paulo. É professora titular do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo USP, e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Realizou estágio de pós-doutoramento na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris, França, em três ocasiões. Ministra aulas de Linguística na pós-graduação das duas universidades, e orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado. Publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados, no Brasil e no exterior, principalmente nas áreas de teoria e análise do discurso e do texto, análise da conversação, estudos da língua falada, semiótica narrativa e discursiva e história das idéias linguísticas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

Fabiana Komesu - Graduou-se em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).  Obteve o título de Mestre em Linguística (2001), e de Doutor em Linguística (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio de doutoramento na Université Paris XII, França (2002-2003). Atualmente, é professora assistente doutora na Unesp, campus de São José do Rio Preto (SP). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita; discurso; internet.

Freda Indursky - É licenciada em Letras pela UFRGS. Possui Licence en Lettres – Faculté des Lettres et Sciences Humaines de Besançon; Maîtrise en Lettres - Faculté des Lettres et Sciences Humaines de Besançon. Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Professora Titular aposentada, atua, como professora convidada, junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrando disciplinas e orientando mestrandos e doutorandos cujos projetos se inscrevam na Linha de Pesquisa Análises Textuais e Discursivas, onde sua pesquisa também está inscrita. Publica em periódicos científicos nacionais e internacionais. É autora e organizadora de vários livros e capítulos de livros. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.


Lineide Salvador Mosca - Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1963), especialização em Linguistique Générale et Linguistique Appliquée pela Université de Besançon Faculté de Lettres (1966), especialização em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (1965), especialização em Diplôme Supérieure d’Etudes Françaises pela Université de Lorraine (1963), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1991) , pós-doutorado pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales e pela Sorbonne Nouvelle, Paris III (1995) . Atualmente, é Professora Associada aposentada da Universidade de São Paulo.

Lourenço Chacon - Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, e pós-doutorado em Linguística pela University of Florida. Atualmente, é professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Linguística, desenvolvendo trabalhos (1) sobre deslizamentos do dizer em sujeitos com problemas de linguagem e (2) sobre a relação entre fonologia e convenções ortográficas na aquisição da escrita, na graduação e pós-graduação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

Maria de Lourdes Ortiz Gandini Baldan - Possui graduação em Letras, com licenciatura em Português – Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Estudos Literários pela mesma instituição, e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus Araraquara.Atua em Teoria da Literatura e Semiótica, nas seguintes linhas de pesquisa: teorias e crítica da poesia, teorias e crítica da narrativa e relações intersemióticas.  É coordenadora do Grupo de Pesquisa CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada, e membro do Grupo de Pesquisa GEN - Grupo de Estudos da Narrativa. É conselheira da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, na área de Literatura.

Rosemary Conceição dos Santos - É mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado em Cognição, Leitura e Literatura pela Universidade de São Paulo. Professora Doutora da área de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo e professora adjunta da área de Teoria e Crítica da Narrativa. Atua principalmente nos temas: Alegoria, Linguística Textual e Análise Crítica Literária (com ênfase na obra de Saramago).

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-290-4
Páginas: 244
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2014
 
 
Formas de Pagamento