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Pensar a linguagem sob o viés funcionalista é a tarefa deste livro; mais especificamente, é pensar a língua portuguesa na perspectiva da linguística sistêmico-funcional. Uma vez que os trabalhos de Halliday e Matthiessen estão voltados para o estudo da língua inglesa, as autoras deste livro, que têm trabalhado na área em cursos de graduação e pós-graduação, buscam adequar as orientações sistêmico-funcionais a textos em língua portuguesa. Com esse escopo, desenvolvem, além dos fundamentos dessa abordagem, as três metafunções da linguagem e os sistemas léxico-gramaticais pelos quais estas se realizam em língua portuguesa.
Este livro é destinado àqueles que pretendem iniciar-se nesse vasto campo de investigação. Começando pelos fundamentos da teoria, cada metafunção é apresentada individualmente e aplicada a porções reais de linguagem, extraídas de corpora em língua portuguesa, constituídos de textos literários, notícias de jornais, colunas de opinião, textos acadêmicos, textos jurídicos, anúncios publicitários, enciclopédias virtuais. Desse modo, em escala crescente de dificuldade, os leitores podem ir se apropriando dessa perspectiva para examinar a linguagem que permeia as práticas cotidianas.
Apresentados os sistemas que realizam as metafunções ideacional (no seu aspecto representacional), interpessoal e textual, são realizadas análises de textos, a título de revisão dos conteúdos abordados nos capítulos anteriores.
Acompanha a teoria uma série de exercícios, já testados, porque aplicados em aulas de graduação e de pós-graduação, em que os alunos opinaram sobre a viabilidade dos tópicos apresentados. No final, apresentam-se sugestões de respostas, que servem à conferência das atividades propostas em cada capítulo, sem pretender inviabilizar outras escolhas.
Por seu caráter didático, esta obra também serve para orientar os docentes na condução dos trabalhos com a linguagem em sala de aula, quando abordados conceitos da teoria sistêmico-funcional propostos por Halliday e Matthiessen.
SOBRE AS AUTORAS:
Cristiane Fuzer é Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora do Departamento de Letras Vernáculas na UFSM, colaboradora do LabPort (Laboratório de Língua Portuguesa) e do NELP (Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa). Faz parte do Projeto SAL (Systemics Across Languages), do Grupo de Pesquisa Linguagem como Prática Social e do Grupo de Estudos em Gramática Funcional. É professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, em que ministra a disciplina Gramática Sistêmico-Funcional e realiza pesquisas sobre representações em língua portuguesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, orientando trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado na linha de pesquisa Linguagem no Contexto Social.
Sara Regina Scotta Cabral é Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria e Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faz parte do Projeto SAL (Systemics Across Languages) e do Grupo de Estudos em Gramática Funcional. É professora da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua no curso de Letras e coordena o Laboratório de Português (LabPort) e o Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP). No Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, é membro da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social e orienta alunos de Mestrado e Doutorado. Suas pesquisas envolvem Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem com foco em língua portuguesa na perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade.