Diante do contexto exposto, fio condutor das análises elaboradas neste livro parte de um pressuposto simples: Se a escola busca se constituir numa instituição verdadeiramente democrática não basta buscar respostas aos motivos dos conflitos produzidos no espaço escolar, tendo somente o seu interior como referência, considerando como causa simplesmente questões metodológicas e particularidades da ação educativa. Mas antes de tudo, e sobretudo, partindo do entendimento que a escola e o mundo escolar se constituem de uma construção social e que o entendimento da problemática em relação às dificuldades de se construir uma intercessão entre o mundo social e o escolar pode se encontrar na próprio arcabouço institucional da escola, na sua construção epistemológica. Entende-se que o espaço da escola é constituído de alguns elementos básicos que transcendem questões metodológicas e a própria ação educativa direta, como é o caso de interpretações epistemológicas de ciência, saber, verdade, os quais se materializam nas normas e regras do espaço escolar, como é o caso da noção de verdade utilizado pela escola, o padrão de referência do comportamento humano, o cumprimento do horário, o cumprimento de tarefas etc.
SOBRE OS AUTORES:
Ana Maria Eyng - Possui doutorado em Pedagogia pela Universidad Autonoma de Barcelona (UAB). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de Pós-Graduação em Educação Strictu Sensu da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Curriculares, Políticas de Avaliação Institucional, Formação de Professores e Gestão Educacional.
Cesar Tello - Es Profesor en Ciencias de la Educación (Universidad Nacional de La Plata). Diplomado Superior en Gestión Educativa (FLACSO-Argentina). Magíster en Políticas y Administración de la Educación (Universidad Nacional de Tres de Febrero). Cursó estudios de Doctorado en educación en la Universidad Nacional de La Plata. Es Director de la Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Miembro del Núcleo de Investigación sobre Conocimiento y Política Educativa (NICPE) y del Centro de Estudios Interdisciplinarios en Educación, Cultura y Sociedad (CEIECS-UNSAM). Tambié es miembro de comité editoriales de revistas especializadas en educación a nivel nacional e internacional. Se desempeña como Director de Investigación y Desarrollo en la Universidad Nacional de Tres de Febrero y de la Universidad Nacional de San Martín. Es investigador del Campo de los Estudios Epistemológicos en Política educativa y también realiza sus investigaciones en Políticas docentes, producción de conocimiento y toma de decisiones y educación secundaria.
Cloves Amorim - Psicólogo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUCPR). Mestre em Educação pela PUCPR. Doutorando em Educação pela PUCPR e membro da linha de Pesquisa Políticas, Gestão, Violências e mediação o Espaço escolar. Docente do Curso de Psicologia da PUCPR.
Fátima Antunes - Professora do Departamento de Ciências Sociais de Educação da Universidade do Minho, Portugal.
José Licínio Backes - Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1991), mestrado em Educação Básica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professor da Universidade Católica Dom Bosco no curso de Serviço Social e do Mestrado e Doutorado em Educação. Tem experiência na área de Educação. É orientador de mestrado e Doutorado em Educação. Bolsista Produtividade - CNPq.
Lindomar Wessler Boneti - Possui graduação em Ciências Sociais (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), doutorado(PhD) em Sociologia - Universidade Laval, Québec, Canadá (1995) e pós-doutorado no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Fribourg - Suíça em 2008. Atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação(Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Pesquisador da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, no Comitê de Pesquisa, Identidade, Desigualdades e Laços Sociais. Seus temas preferidos de estudos, pesquisa e docência, nos quais reúne experiências, são: teoria sociológica, políticas públicas, políticas educacionais, acesso, cidadania, exclusão e inclusão social.
Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1984), habilitação em Orientação Educacional. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1988). Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Desde 2003 é Pesquisadora e Secretária Executiva do GEPES - Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora e Coordenadora do PPGE da Uniplac, SC. Foi Docente Pesquisadora (na condição de Profª. Colaboradora) da USP, ESALQ, (2004-2005) campus de Piracicaba, no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. Também lecionou na PUC, Campinas na graduação e orientou vários TCCs do curso de Pedagogia, e Projetos de Pesquisa em Estágio para os cursos de Artes, Geografia, Pedagogia. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação. Pesquisadora do GT 11, Políticas Educacionais do Ensino Superior da ANPEd. É Pós doutora pelo IG, Unicamp, Departamento de Política, Ciência e Tecnologia, É Profª. Colaboradora do DPCT do I.G. da Unicamp, pesquisadora do CNPq (2009-2010) e pesquisadora da Capes/INEP Projeto de Investigação edital Observatório de Educação (2011-2013).
Maria Lourdes Gisi - Mestre em Educação pela UFPR. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Na UFPR exerceu cargo de Coordenadora Geral de Estágios, Coordenadora de Curso de Graduação e foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Na PUCPR exerceu o cargo de Diretora Adjunta da Área de Educação. Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Decana da Escola de Educação e Humanidades.
Peri Mesquida - Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1972) e doutorado em Ciências da Educação - University of Génève (1986). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pensamento educacional brasileiro, hegemonia, filosofia e história da educação.
Ruth Pavan - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988), especialização em Sociologia Política pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Educação Básica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) . Atualmente é professora titular da Universidade Católica Dom Bosco, Membro de corpo editorial da Série-Estudos (UCDB) e Coordenadora Institucional Pibid/UCDB do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: reflexão, exclusão social.
Sadi Franzon - Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995), graduação em Direito Processual Lato Sensu pelo Centro Universitário Positivo (1996) e graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Atualmente é professor titular e Diretor do Núcleo de Prática Juridica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Câmpus São José dos Pinhais). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Advocacia Civel.
Sidney Reinaldo da Silva - Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Professor adjunto do PPG-ED Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Ética e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão da educação, etica e teoria da justiça. Coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria da Justiça, Ética, Democracia e Educação. Professor de Filosofia do Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas.
Thais Pacievitch - Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Graduada em Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desenvolve pesquisa relacionada às seguintes temáticas: violências nas escolas, políticas educacionais, direitos humanos e Educação em Direitos Humanos.
Virgínio Sá - Possui Doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Portugal (2003). Professor do Departamento de Ciências Sociais de Educação da Universidade do Minho.