Este livro serve de subsídio para profissionais da área de Letras que desejem comparar o português ou qualquer outra língua que lecionem com as línguas indígenas no Brasil, em busca de exemplos tanto de universais quanto de diversidade linguística. Ao fazer isso, estes profissionais certamente contribuirão para o abrandamento de preconceitos estabelecidos a respeito dos povos indígenas. O livro servirá, ainda, para as próprias comunidades de falantes, muitas das quais hoje contam com professores nativos formados em cursos de magistério, segundo e terceiro grau. As escolas indígenas carecem de materiais didáticos de qualidade e raramente a língua indígena ocupa o tempo e o espaço que nelas deveria ocupar. Nosso intento é contribuir para que as pesquisas linguísticas desenvolvidas nas universidades possam ser, de alguma maneira, incorporadas aos conhecimentos transmitidos no domínio escolar de índios e não índios.
Também beneficia o debate acadêmico acerca das diversas teorias e metodologias usadas para a investigação dos temas relacionados à estrutura argumental através das línguas.
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Ana Vilacy Galucio
Universidade Federal do Pará
Andrés Pablo Salanova
Universidade de Ottawa, Canadá
Angela Chagas
Universidade Federal do Pará
Bruna Franchetto (org.)
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Esmeralda Vailati Negrão
Universidade de São Paulo
Evani Viotti
Universidade de São Paulo
Filomena Sândalo
Universidade Estadual de Campinas
Ivan Rocha da Silva
Universidade de São Paulo
Kristine Stenzel
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Luciana Storto (org.)
Universidade de São Paulo
Mara Santos
Universidade Federal do Amapá
Marcus Maia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rosana Costa de Oliveira
Universidade Federal da Paraíba
Sabrina Lopes dos Santos
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sidi Facundes
Universidade Federal do Pará
Suzi Lima (org.)
Universidade Federal do Rio de Janeiro