A Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN, há quase 20 anos (1995-2013) tem se dedicado a estudar e a produzir conhecimento em defesa do trabalho docente como uma atividade profissional. Têm sido investigados os processos de formação dos professores e as situações de ensino/aprendizagem na educação básica, no ensino superior, no ensino de ciências e, mais recentemente, na formação da população adulta. Essa linha de pesquisa privilegia a abordagem teórico-metodológica que tem como referência a formação e a profissionalização da docência, os sistemas socioculturais de representação e os processos psicossociais subjacentes à mediação, aquisição e produção de conhecimentos em novos contextos da educação no século XXI.
O presente livro se estrutura em três partes que se integram e se articulam em torno da problemática que constitui a identidade da Linha de Pesquisa: Processos de formação e profissionalização dos professores; Conhecimentos/saberes profissionais para a atividade de ensino e Representações dos professores sobre seu trabalho.
SOBRE OS AUTORES:
Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto - Mestre em Ensino de Ciências e doutoranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, UFRPE. É professora da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e do Curso de Pedagogia da Faesc - Faculdades de Escada. Atuou como professora substituta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UFRPE. Foi bolsista do Projeto Observatório da Educação Capes/Secad/Inep.
Ana Maria Iorio Dias - Professora Associada 4 da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciatura e Bacharelado em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Educação, pela UFC. Pós-Doutorado em Educação (UnB). Ex-conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará. Membro-fundadora e ex-presidente da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Docência na Educação Superior (Rides). Bolsista de Pesquisa e Extensão Tecnológica para elaboração de Diretrizes Curriculares para Educ.do Campo - Ensino Médio - Rede Pública Estadual do Ceará.
André Augusto Diniz Lira - Professor da UFCG. Doutor, Mestre e Especialista em Educação pela UFRN. Especialista em Bíblia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Psicólogo pela UEPB. Foi editor da Ariús – Revista de Ciências Humanas e Artes. Organizou os livros Processos Avaliativos na Educação Básica: reflexões, práticas e desafios (EDUFCG 2013) e João Mendes da Cunha em Versos Resgatados: vida e obra do poeta (Maxgraf 2012).
Betania Leite Ramalho - Graduada em Pedagogia e Tecnóloga em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Estatística Educacional pelo Cienes/Chile; Mestre em Educação pela UFPB (1985) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autonoma de Barcelona (1993). Professora da UFPB entre 1981 e 1994; professora da UFRN desde 1995 e titular dessa Universidade desde 2010. Foi vice presidente da Anped, na gestão 2000-2002 e Presidente dessa Associação no período 2003 - 2005. Foi vice coodenadora do PPGEd da UFRN (1996-1997) e coordenadora no período 1998-2002. Coordenou o Fórum dos Programas de Pós-graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste (Forpred). Atuou como membro da Comissão de Especialistas do curso de Pedagogia e Normal Superior, (Sesu/MEC). Desde janeiro de 2011 foi cedida pelo MEC para exercer o cargo de Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Atua nas seguintes áreas: Processos de Ensino-Aprendizagem, Formação e Profissionalização Docente, Educação Básica e Ensino Superior, Avaliação de Processos Formativos, Vestibulares, Docência Universitária, Políticas de Acesso e Inclusão Universitária.
Edenia Maria Ribeiro do Amaral - Professora associada da UFRPE, pesquisadora de produtividade em pesquisa 2, CNPq, atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e no Curso de Licenciatura em Química. Tem graduação em Engenharia Química e mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares, UFPE; doutorado em Educação, UFMG (2004); estágio doutoral na University of Leeds (UK); pós-doutorado no Centre for Studies in Science and Mathematics Education, University of Leeds.
Elda Silva do Nascimento Melo - Graduada em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela UFRN. Atualmente é professora desta instituição atuando nos cursos de Ciências Sociais e Pedagogia. Atua no Programa de Iniciação a Docência da Prograd/UFRN e no Programa de Pós-graduação em Educação da referida instituição. Participa de grupos e coordena projetos de pesquisa envolvendo os temas: Formação Docente, Teoria das Representações Sociais, Praxiologia de Pierre Bourdieu e ensino de Sociologia. Têm atuado ainda, como avaliadora de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep e como coordenadora do Pibid/Pedagogia - UFRN.
Erika dos Reis Gusmão Andrade - Graduada em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991), Mestre em Educação pela UFRGN (1997), Especialista em Psicopedagogia (1999) e Doutora em Educação pela UFRN (2003). É professora associado do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e professora do Curso de Especialização em Psicopedagogia dessa Universidade. Coordena o Subprojeto Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Atua nos seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor, formação profissional e superior, processos de ensino-aprendizagem do adulto em formação e construção de conceitos.
Gloria Fariñas León - Professora Titular da Faculdade de Psicologia da Universidade da Habana. Doutora em Psicologia pela Universidade M. Lomonosov de Moscou (1983) e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade da Habana (2009). Vice-presidenta da Cátedra L. S. Vygotsky da Universidade da Habana. Tem colaborado como várias universidades, como a Universidade de São Paulo, a Universidade da Cidade de Nova York, a Universidade Autônoma de Yucatán, no México, e a Universidade M. Lomonosov, de Moscou. Autora de diversos artigos e livros. Atua nas área do desenvolvimento pessoal, criatividade, pensamento e linguagem, formação de conceitos, problemas teóricos e metodológicos da psicologia e da educação
Isauro Beltrán Nuñez - Licenciado em Química pelo Instituto Superior Pedagógico E.J. Varora Havana (1978), graduado em Química pela Universidade de Havana (1980), mestrado em Química pelo Instituto Superior Politécnico J. A. Echeverría Havana (1985) e doutorado em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Havana (1992). Realizou estudos na Cátedra de Psicologia Pedagógica da Universidade Estadual de Moscou com N. F. Talízina. Atua como Professor Titular do Centro de Educação da UFRN. Tem experiência na área de Ensino de Ciências Naturais, na Formação do Professores de Ciências Naturais e na Formação de Conceitos Científicos nas perspectivas teóricas de Leontiev e Galperin. Coordena a Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente e a Base de Pesquisa Aprendizagem, Formação e Profissionalização Docente do Programa de PósGraduação de Educação da UFRN. Pesquisador em Produtividade Pesquisa CNPq Nivel 2.
Marcus Vinícius de Faria Oliveira - Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física, políticas públicas, educação e cultura.
Maria Alves de Azerêdo - Pedagoga com larga experiência de atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Possui mestrado e doutorado em Educação pela UFPB, atuando como professora nas disciplinas de Didática, Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia, desta Universidade. Estuda o ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Infantil e Ensino Fundamental I (inclusive na EJA), especificamente a operação de multiplicação e a contribuição das representações semióticas para a mediação pedagógica.
Maria de Lourdes Peixoto Brandão - Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Ceará. Graduação em Pedagogia, especialização em Metodologia da Pesquisa em Educação, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela UFC. Membro de corpo editorial da Diversa (Parnaíba. Impresso). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino - Agrário-Agrícola - Cultura - Campo e Rural.
Moisés Domingos Sobrinho - Graduado em Ciências Sociais Bacharelado (1983) e mestrado em Ciências Sociais pela UFRGN (1988) e doutorado em Sociologia pela Université Catholique de Louvain (1994). Estágio pós-doutoral no Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade de Valência (Espanha) e a na PUC-SP. É professor Associado IV da UFRGN vinculado ao Centro de Educação (Depto de Fundamentos e Políticas Educacionais) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi Coordenador-Geral de Estatísticas Especiais do Inep/MEC, Coordenador-Geral de Desenvolvimento e Modernização e Diretor de Projetos Especiais da Setec/MEC, além de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Brasília. Atua fundamentalmente na área da Educação e desenve estudos e pesquisa voltados para os temas: a relação entre educação, a praxiologia social de Pierre Bourdieu e a teoria das representações sociais de Serge Moscovici; educação profissional e tecnológica; identidade social e formação docente. Coordena o projeto de cooperação internacional entre o PPGEd/UFRN e a Universidade de Paris 8, o qual envolve o Centre Interuniversitaire de Recherche Culture, Éducation, Formation, Travail (CIRCEFT) e l’Observatoire National de la Vie Etudiante.
Nadia Hage Fialho - Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Departamento de Educação, professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (Gestec/MP) e do Programa Educação e Contemporaneidade (mestrado e doutorado), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000); pós-doutoranda da UFRN. Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1975), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (1976), especialização em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Minas Gerais (1980), especialização em Psicologia Clínica pela Universidad Nacional Autónoma do México (1982), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1988). Membro fundador da Academia de Ciências da Bahia. Lider de Grupo “Educação, Universidade, Região” - EdUReg/Diretório Nacional/CNPq. Foi Diretora da Faculdade de Educação do Estado da Bahia (Faeeba/Uneb), Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-Reitora de Administração da Uneb, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/Uneb. Atua na articulação entre a Educação Superior e Educação Básica, com ênfase em Gestão Universitária e em Redes de Cooperação e de Aprendizagem.
Rogéria Gaudencio do Rêgo - Bacharel em Matemática e Mestre em Filosofia, pela UFPB, e Doutora em Educação pela UFRN. É vinculada ao Departamento de Matemática (DM/CCEN/UFPB) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE/UFPB), trabalhando com a formação inicial e continuada de professores e com processos de ensino-prendizagem da Matemática.
Suely Alves da Silva - Professora do Departamento de Educação da UFRPE. Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em Ciências - Área de Concentração Inorgânica pela UFPB. Doutora em Ciências - Área de concentração Físico- Química pela UFPB. Pesquisa temas sobre o Ensino de Ciências e a Formação de Professores.