Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
O Sujeito Entre o Desejo e o Excesso

- A Escrita de Si por Adolescentes em Aulas de Arte

 

• Robinéia da Costa Seraphim

 

Com as ferramentas que tem em mãos, como professora de Arte, a autora levanta relatos de processo de criação em artes visuais, considerados como “escrita de si” (no sentido foucaultiano), apontando as múltiplas identificações dos adolescentes, no intuito de (des)velar as posições-sujeito de modo a melhor entender “os sofrimentos, dores e afetos em nossa realidade ainda tão objetiva e racional”.

A análise das “escritas de si” transita entre as (novas) posições-sujeito do adolescente, entendidas como parte do momento pós-moderno, de onde emerge o sujeito do excesso, construído pela mídia, pelas novas tecnologias, pela emergência da globalização e principalmente pelo hiper consumo e as (antigas) posições-sujeito, características do pensamento iluminista e moderno. O conflito-confronto entre essas duas racionalidades, que constitui o momento contemporâneo, emerge nas escritas e nos desenhos dos adolescentes, como experiências do “falar de si”[...]. É nesse sentido que acredito que a autora dá vida aos sujeitos de pesquisa e nos faz vê-los como se fossem nossos filhos, nossos alunos, nossos vizinhos, ou seja, os atuais habitantes desse novo milênio. A obra nos instiga a pensar sobre nós: afinal, o que as gerações passadas fizeram para “produzir” tais sujeitos-adolescentes? E o que podemos fazer para “conviver” como esses nossos adolescentes? Em família, nas escolas, nas ruas...

SOBRE A AUTORA:

Robinéia da Costa Seraphim possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Faculdade do Noroeste de Minas (Finom), especialização em Gestão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica (PUCCampinas), especialização em Educação Especial pelas Faculdades Integradas de Amparo (Unifia) e Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (USF, Itatiba). Também participou de discussões no curso “O grafo do desejo” na Escola de Psicanálise de Campinas e a extensão “A Psicanálise no divã” no Ipla - Instituto da Psicanálise Lacaniana - São Paulo. Atua como professora nas redes públicas Estadual (Morungaba) e Municipal (Itatiba). Tem experiência nas áreas de criação artística, ensino de história da arte, educação de jovens e adultos, ensino fundamental I (2º a 5ºanos), ensino fundamental II (6º a 9ºanos), ensino médio e ensino superior (orientação de projetos de pesquisa). Faz pós-graduação em Arteterapia Psicanalítica no Cefas - Centro de Formação e Assistência à Saúde - Unidade Campinas e na extensão “O que faz um psicanalista” no Ipla - São Paulo.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-348-2
Páginas: 232
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Formas de Pagamento