Com as ferramentas que tem em mãos, como professora de Arte, a autora levanta relatos de processo de criação em artes visuais, considerados como “escrita de si” (no sentido foucaultiano), apontando as múltiplas identificações dos adolescentes, no intuito de (des)velar as posições-sujeito de modo a melhor entender “os sofrimentos, dores e afetos em nossa realidade ainda tão objetiva e racional”.
A análise das “escritas de si” transita entre as (novas) posições-sujeito do adolescente, entendidas como parte do momento pós-moderno, de onde emerge o sujeito do excesso, construído pela mídia, pelas novas tecnologias, pela emergência da globalização e principalmente pelo hiper consumo e as (antigas) posições-sujeito, características do pensamento iluminista e moderno. O conflito-confronto entre essas duas racionalidades, que constitui o momento contemporâneo, emerge nas escritas e nos desenhos dos adolescentes, como experiências do “falar de si”[...]. É nesse sentido que acredito que a autora dá vida aos sujeitos de pesquisa e nos faz vê-los como se fossem nossos filhos, nossos alunos, nossos vizinhos, ou seja, os atuais habitantes desse novo milênio. A obra nos instiga a pensar sobre nós: afinal, o que as gerações passadas fizeram para “produzir” tais sujeitos-adolescentes? E o que podemos fazer para “conviver” como esses nossos adolescentes? Em família, nas escolas, nas ruas...
SOBRE A AUTORA:
Robinéia da Costa Seraphim possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Faculdade do Noroeste de Minas (Finom), especialização em Gestão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica (PUCCampinas), especialização em Educação Especial pelas Faculdades Integradas de Amparo (Unifia) e Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (USF, Itatiba). Também participou de discussões no curso “O grafo do desejo” na Escola de Psicanálise de Campinas e a extensão “A Psicanálise no divã” no Ipla - Instituto da Psicanálise Lacaniana - São Paulo. Atua como professora nas redes públicas Estadual (Morungaba) e Municipal (Itatiba). Tem experiência nas áreas de criação artística, ensino de história da arte, educação de jovens e adultos, ensino fundamental I (2º a 5ºanos), ensino fundamental II (6º a 9ºanos), ensino médio e ensino superior (orientação de projetos de pesquisa). Faz pós-graduação em Arteterapia Psicanalítica no Cefas - Centro de Formação e Assistência à Saúde - Unidade Campinas e na extensão “O que faz um psicanalista” no Ipla - São Paulo.