Encontram-se neste livro onze artigos de autoria de dezessete pesquisadores que analisam o processo de expansão da educação superior e o caráter da produção do conhecimento no Brasil e em países da América Latina e da Europa, considerando suas interfaces com as demandas do setor produtivo através do exame das orientações político-econômicas, dos indicadores acadêmico-científicos e das tendências em curso no âmbito financeiro, da gestão e da avaliação da pesquisa e da pós-graduação, procurando compreender possíveis mudanças no habitus e no modus operandi dos respectivos campos científico-universitários.
Os capítulos foram ordenados a partir de três eixos, abarcando a compreensão das mudanças que vem alterando a natureza da ciência e da educação superior em tempos de internacionalização e de agendas globais de governança; a análise das políticas de ciência, tecnologia e inovação, bem como de indicadores acadêmicos da pós-graduação e das universidades federais, no Brasil, a partir dos anos 1990; o exame da universidade, dos processos de investigação e de redes de pesquisa em políticas educativas para os casos da Argentina e do México.
SOBRE OS AUTORES:
Adriano de Melo Ferreira - Universidade Estadual de Goiás
Afrânio Mendes Catani - Universidade de São Paulo
Alda Maria Duarte Araújo Castro - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ana Paula Hey - Universidade de São Paulo
Antônio Cabral Neto - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Armando Alcántara-Santuario - Universidad Nacional Autónoma de México
Eric K. Spears - Mercer University, Estados Unidos
Fabíola Kato - Universidade Federal do Pará
Francisco López Segrera - Global University Network for Innovation, Unesco
João dos Reis Silva Júnior - Universidade Federal de São Carlos
João Ferreira de Oliveira - Universidade Federal de Goiás
Karine Nunes de Moraes - Universidade Federal de Goiás
Licínio C. Lima - Universidade do Minho
Mário Luiz Neves de Azevedo - Universidade Estadual de Maringá
Martín Unzué - Instituto Gino Germani / Universidade de Buenos Aires
Nelson Cardoso Amaral - Universidade Federal de Goiás
Susan L. Robertson - University of Bristol