Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Psicodrama Pedagógico - Trajetória e Difusão

 

• Roseli Coutinho dos Santos Nunes
• Valério José Arantes

 

A fim de contribuir com o desenvolvimento humano, o Psicodrama Pedagógico tem sido utilizado, não somente na educação, mas por diversas áreas de trabalho, como: empresas, diversas organizações, recursos humanos, treinamento e seleção, acompanhamento e recrutamento de profissionais, psicólogos das áreas clínica, educacional, social e empresarial, têm aplicado essas técnicas em pacientes e seres humanos em diferentes áreas. Os educadores têm, geralmente, o objetivo de formar um aluno consciente e crítico, privilegiando apenas o aspecto cognitivo em detrimento dos aspectos afetivo e social. O fato de que o ensino é muitas vezes exclusivamente cognitivo – utilizando-se aulas formais e expositivas, em uma relação vertical entre professor-aluno, ignorando o ser humano no ato de aprender –, permite ao Psicodrama Pedagógico preencher esta lacuna, pois é a metodologia que possibilita a interação desses aspectos por meio da ação na aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano como um todo. Jacob Levy Moreno – o “pai” do Psicodrama –, por meio do seu trabalho e ao longo de sua vida, inutilizou claramente o dito popular “Isso é assim, sempre foi assim, desde que o mundo é mundo. E nunca vai mudar!”, pois o Psicodrama demonstra que tudo se transforma e tudo pode mudar, seja no coletivo ou individual.

Apesar de significativo número de educadores utilizarem a metodologia psicodramática em sala de aula, as publicações sobre o Psicodrama Pedagógico têm sido menos divulgadas. Talvez seja porque ao se falar em Psicodrama imediatamente faz-se relação com a psicoterapia, isso porque a maioria de publicações existentes serem escritas por psiquiatras e psicólogos clínicos. O Psicodrama Pedagógico é constituído de atividades integradas por trabalhos em grupo, jogos e dramatizações, e pode ser instrumento em quaisquer níveis de ensino, além da possibilidade de ser combinado com outros métodos e atividades de ensino, como avaliação e trabalho em equipe, favorecendo a aquisição do conhecimento e o aperfeiçoamento das relações.

O Brasil é o país em que há o maior número de psicodramatistas em atividade e é também o país onde vive o povo mais espontâneo entre as nações do nosso planeta. Por esse motivo, a metodologia psicodramática pedagógica tem ocupado lugar cada vez mais importante no ensino acadêmico e no técnico especializado.

SOBRE OS AUTORES:

Roseli Coutinho dos Santos Nunes, professora, é doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp na área de Psicologia Educacional.

Valério José Arantes, psicólogo, é professor livre-docente da Faculdade de Educação da Unicamp. As principais áreas de pesquisa incluem o Psicodrama Pedagógico, educação, motivação e aprendizagem. Organizaram o livro Magia Psicodramática: nascer, viver e morrer, em 2007, e escreveram artigos sobre o mesmo tema.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-363-5
Páginas: 164
Formato: 14 x 21
Altura: 22 cm
Largura: 12 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Formas de Pagamento