A fim de contribuir com o desenvolvimento humano, o Psicodrama Pedagógico tem sido utilizado, não somente na educação, mas por diversas áreas de trabalho, como: empresas, diversas organizações, recursos humanos, treinamento e seleção, acompanhamento e recrutamento de profissionais, psicólogos das áreas clínica, educacional, social e empresarial, têm aplicado essas técnicas em pacientes e seres humanos em diferentes áreas. Os educadores têm, geralmente, o objetivo de formar um aluno consciente e crítico, privilegiando apenas o aspecto cognitivo em detrimento dos aspectos afetivo e social. O fato de que o ensino é muitas vezes exclusivamente cognitivo – utilizando-se aulas formais e expositivas, em uma relação vertical entre professor-aluno, ignorando o ser humano no ato de aprender –, permite ao Psicodrama Pedagógico preencher esta lacuna, pois é a metodologia que possibilita a interação desses aspectos por meio da ação na aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano como um todo. Jacob Levy Moreno – o “pai” do Psicodrama –, por meio do seu trabalho e ao longo de sua vida, inutilizou claramente o dito popular “Isso é assim, sempre foi assim, desde que o mundo é mundo. E nunca vai mudar!”, pois o Psicodrama demonstra que tudo se transforma e tudo pode mudar, seja no coletivo ou individual.
Apesar de significativo número de educadores utilizarem a metodologia psicodramática em sala de aula, as publicações sobre o Psicodrama Pedagógico têm sido menos divulgadas. Talvez seja porque ao se falar em Psicodrama imediatamente faz-se relação com a psicoterapia, isso porque a maioria de publicações existentes serem escritas por psiquiatras e psicólogos clínicos. O Psicodrama Pedagógico é constituído de atividades integradas por trabalhos em grupo, jogos e dramatizações, e pode ser instrumento em quaisquer níveis de ensino, além da possibilidade de ser combinado com outros métodos e atividades de ensino, como avaliação e trabalho em equipe, favorecendo a aquisição do conhecimento e o aperfeiçoamento das relações.
O Brasil é o país em que há o maior número de psicodramatistas em atividade e é também o país onde vive o povo mais espontâneo entre as nações do nosso planeta. Por esse motivo, a metodologia psicodramática pedagógica tem ocupado lugar cada vez mais importante no ensino acadêmico e no técnico especializado.
SOBRE OS AUTORES:
Roseli Coutinho dos Santos Nunes, professora, é doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp na área de Psicologia Educacional.
Valério José Arantes, psicólogo, é professor livre-docente da Faculdade de Educação da Unicamp. As principais áreas de pesquisa incluem o Psicodrama Pedagógico, educação, motivação e aprendizagem. Organizaram o livro Magia Psicodramática: nascer, viver e morrer, em 2007, e escreveram artigos sobre o mesmo tema.