Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Práticas de Escrita na Formação de Professores

 

• Ana Lúcia Guedes-Pinto

 

Este livro tem a finalidade de apresentar contribuições ao trabalho de formação de professores no âmbito da educação superior. Por meio da análise de textos produzidos pelos estudantes (estagiários) nas disciplinas do eixo teórico-prático de um curso de licenciatura em Pedagogia, deparamos com indícios do processo de compreensão e de apropriação do trabalho docente. As práticas de escrita propostas e vividas na dinâmica das aulas dos cursos diurno e noturno são focadas como um recurso imprescindível no trabalho de formação profissional do professor.  

Assumimos como referência teórica a corrente da História Cultural e as ciências da linguagem, tendo em vista a perspectiva de Bakhtin e também dos estudos de Letramento e da Linguística Textual.

O ensino é entendido como uma prática sociocultural que se constitui ao longo da história humana e é tomado como um dos elementos centrais constitutivos do trabalho docente.

SOBRE A AUTORA:

Ana Lúcia Guedes-Pinto é professora Livre-Docente em Educação pela Unicamp, doutora em Linguística Aplicada também pela Unicamp. Coordenadora do Grupo de Pesquisa AULA - Trabalho Docente na Formação Inicial, desde 2002. É professora da Faculdade de Educação - Unicamp. Tem publicado pela Editora Mercado de Letras os livros Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora e Memórias de leitura e formação de professores, este último em coautoria. Atualmente tem pesquisado sobre a formação inicial e continuada de professores, sobre a escrita na educação superior, sobre as práticas escolares no cotidiano da escola básica brasileira e sobre o ensino da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. E-mail: alguedes@mpc.com.br

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-364-2
Páginas: 148
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Formas de Pagamento