Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Gêneros Textuais no Ensino-Aprendizagem e na Formação do Professor de Línguas

na Perspectiva Interacionista Sociodiscursiva (Organização: Ana Paula Marques Beato-Canato, Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo e Lucas Moreira dos Anjos-Santos)

 

• Ana Paula Marques Beato-Canato
• Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo
• Lucas Moreira dos Anjos-Santos
• Vera Lucia Lopes Cristovao

Compre aqui

A contribuição de Vera Cristovão para a área de Linguística Aplicada em geral, e mais especialmente nos campos do Ensino de Línguas (materna e estrangeira) e da Formação de Professores, além de ter grande importância, tem sido um exercício epistemológico e ideológico. Epistemológico porque tem se caracterizado por uma ênfase nos conceitos de gêneros textuais e de transposição didática como uma demarcação teórica que funda todo um raciocínio acerca do que seja linguagem, ensinar e aprender ou mesmo ser professor de línguas. Os dois conceitos, de gêneros textuais e de transposição didática, atravessaram os anos 90, parametrizando documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e pautando as discussões em Linguística Aplicada, em seus três eixos formadores: as teorias e análises linguísticas, o ensino e a aprendizagem de línguas e os processos de formação de professores de línguas.

[...] Sua preocupação acerca das várias questões pertinentes à língua como prática social está sinalizada nas diferentes partes deste volume: o aporte teórico ofertado pela perspectiva da linguagem que toma os gêneros textuais como unidade de análise e ensino; a transposição didática e a sequência didática como tecnologias pedagógicas; e a função dos gêneros textuais no processo de formação de professores. Este livro se apresenta como uma pequena amostra da consistente publicação de Vera Cristovão e da sua vasta contribuição para a área de Linguística Aplicada. Certamente nos convidará a ler mais de seus textos para aprender mais com o que ela tem a nos ensinar, como profissional e como ser humano. Boa leitura!  (Désirée Motta-Roth)

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Ana Paula Marques Beato-Canato - É mestre (2003) e doutora (2009) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduada (1998) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Assis). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores, currículos, língua para fins específicos, gênero textual e produção de material didática (sequência didática em torno de gêneros textuais). Com experiência em todos os níveis de ensino, é professora do Programa Interdisciplinar de Pos-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ e professora adjunta de língua inglesa no Departamento de Anglo-Germânicas na mesma instituição.

Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo - Professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Língua e Literaturas Inglesas com bacharelado em Tradução pela PUC-SP, aperfeiçoamento em Linguística Aplicada também pela PUC-SP, mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, e doutorado, também em Estudos da Linguagem pela mesma universidade. Possui também o COTE - Certificate for Overseas Teachers of English - e o RSA/Delta Diploma in English Language Teaching to Adults, ambos da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Suas áreas de interesse são ensino, avaliação e aprendizagem de língua inglesa, exames nacionais e internacionais e formação de professores. É professora-colaboradora em pós-doutoramento na UNICAMP, sob supervisão da professora doutora Matilde Scaramucci, onde desenvolve pesquisa na área de avaliação em línguas estrangeiras.

Lucas Moreira dos Anjos-Santos - Doutorando em Educação pela Monash University, possui graduação em Letras (2008) e mestrado em Estudos da Linguagem (2012) pela Universidade Estadual de Londrina. Participou como membro da diretoria da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná no biênio 2010-2012. Foi professor de inglês do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (2008-2012), professor colaborador na Universidade Estadual de Londrina (2012) e professor convidado na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino e aprendizagem e língua estrangeira e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros digitais, tecnologias digitais de informação e comunicação, educação de professores de línguas, letramentos digitais.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-373-4
Páginas: 208
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Formas de Pagamento