Compre aqui
A contribuição de Vera Cristovão para a área de Linguística Aplicada em geral, e mais especialmente nos campos do Ensino de Línguas (materna e estrangeira) e da Formação de Professores, além de ter grande importância, tem sido um exercício epistemológico e ideológico. Epistemológico porque tem se caracterizado por uma ênfase nos conceitos de gêneros textuais e de transposição didática como uma demarcação teórica que funda todo um raciocínio acerca do que seja linguagem, ensinar e aprender ou mesmo ser professor de línguas. Os dois conceitos, de gêneros textuais e de transposição didática, atravessaram os anos 90, parametrizando documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e pautando as discussões em Linguística Aplicada, em seus três eixos formadores: as teorias e análises linguísticas, o ensino e a aprendizagem de línguas e os processos de formação de professores de línguas.
[...] Sua preocupação acerca das várias questões pertinentes à língua como prática social está sinalizada nas diferentes partes deste volume: o aporte teórico ofertado pela perspectiva da linguagem que toma os gêneros textuais como unidade de análise e ensino; a transposição didática e a sequência didática como tecnologias pedagógicas; e a função dos gêneros textuais no processo de formação de professores. Este livro se apresenta como uma pequena amostra da consistente publicação de Vera Cristovão e da sua vasta contribuição para a área de Linguística Aplicada. Certamente nos convidará a ler mais de seus textos para aprender mais com o que ela tem a nos ensinar, como profissional e como ser humano. Boa leitura! (Désirée Motta-Roth)
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Ana Paula Marques Beato-Canato - É mestre (2003) e doutora (2009) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduada (1998) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Assis). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores, currículos, língua para fins específicos, gênero textual e produção de material didática (sequência didática em torno de gêneros textuais). Com experiência em todos os níveis de ensino, é professora do Programa Interdisciplinar de Pos-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ e professora adjunta de língua inglesa no Departamento de Anglo-Germânicas na mesma instituição.
Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo - Professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Língua e Literaturas Inglesas com bacharelado em Tradução pela PUC-SP, aperfeiçoamento em Linguística Aplicada também pela PUC-SP, mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, e doutorado, também em Estudos da Linguagem pela mesma universidade. Possui também o COTE - Certificate for Overseas Teachers of English - e o RSA/Delta Diploma in English Language Teaching to Adults, ambos da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Suas áreas de interesse são ensino, avaliação e aprendizagem de língua inglesa, exames nacionais e internacionais e formação de professores. É professora-colaboradora em pós-doutoramento na UNICAMP, sob supervisão da professora doutora Matilde Scaramucci, onde desenvolve pesquisa na área de avaliação em línguas estrangeiras.
Lucas Moreira dos Anjos-Santos - Doutorando em Educação pela Monash University, possui graduação em Letras (2008) e mestrado em Estudos da Linguagem (2012) pela Universidade Estadual de Londrina. Participou como membro da diretoria da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná no biênio 2010-2012. Foi professor de inglês do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (2008-2012), professor colaborador na Universidade Estadual de Londrina (2012) e professor convidado na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino e aprendizagem e língua estrangeira e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros digitais, tecnologias digitais de informação e comunicação, educação de professores de línguas, letramentos digitais.