Nos centros urbanos das cidades brasileiras, é comum o convívio com grupos sociais em condições de extrema pobreza, como é o caso de moradores de rua e/ou pessoas pedindo ajuda ou exercendo atividades não formais para sobreviver. Esse universo constitui uma tipicidade do modelo urbano brasileiro e, portanto interpretado como uma situação “normal”. Trata-se de um universo cuja explicação teórica mostra-se complexa. A complexidade na compreensão deste universo se expressa a partir da própria explicação que se dá em relação às razões e os significados desta condição social. Essas explicações desencontradas sobre o fenômeno analisado constituiu-se um elemento que chamou a atenção para o objeto de investigação cujas informações são analisadas neste livro. Se por um lado essa realidade social apresenta-se como sendo “normal”, por outro, as explicações e as particularidades que derivam dela são multifacetárias expressas nas reportagens jornalísticas, nas conclusões ligeiras de pesquisas acadêmicas, no estigma do olhar do senso comum, etc. Este livro expressa este universo complexo do viver em condições de extrema pobreza, a partir de informações obtidas por uma investigação cujo método transcendeu à simples e pobre mensuração. Assim, este livro, além de construir reflexões teóricas sobre este universo de análise e com isto construindo subsídios à elaboração e à implementação de políticas educacionais, à medida que busca compreender a dinâmica que envolve a presença da ação do Estado em ambientes de extrema pobreza e, ao mesmo tempo, a dinâmica da ação do indivíduo na apropriação da ação do Estado, questiona o convencionalismo do método na compreensão de fenômenos sociais similares.
SOBRE O AUTOR:
Lindomar Wessler Boneti - É graduado em Ciências Sociais (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), doutor (PhD) em Sociologia pela Universidade Laval - Québec - Canadá (1995) e realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Fribourg - Suíça - em 2008. Atualmente é professor titular e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e no curso de Ciências Sociais da PUCPR; é membro pesquisador da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, com atuação no Comitê de Pesquisa “Identidade, Desigualdades e Laços Sociais”.