Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Ocupação do Espaço Público na Condição de Pobreza

 

• Lindomar Wessler Boneti

 

Nos centros urbanos das cidades brasileiras, é comum o convívio com grupos sociais em condições de extrema pobreza, como é o caso de moradores de rua e/ou pessoas pedindo ajuda ou exercendo atividades não formais para sobreviver. Esse universo constitui uma tipicidade do modelo urbano brasileiro e, portanto interpretado como uma situação “normal”. Trata-se de um universo cuja explicação teórica mostra-se complexa. A complexidade na compreensão deste universo se expressa a partir da própria explicação que se dá em relação às razões e os significados desta condição social. Essas explicações desencontradas sobre o fenômeno analisado constituiu-se um elemento que chamou a atenção para o objeto de investigação cujas informações são analisadas neste livro. Se por um lado essa realidade social apresenta-se como sendo “normal”, por outro, as explicações e as particularidades que derivam dela são multifacetárias expressas nas reportagens jornalísticas, nas conclusões ligeiras de pesquisas acadêmicas, no estigma do olhar do senso comum, etc. Este livro expressa este universo complexo do viver em condições de extrema pobreza, a partir de informações obtidas por uma investigação cujo método transcendeu à simples e pobre mensuração. Assim, este livro, além de construir reflexões teóricas sobre este universo de análise e com isto construindo subsídios à elaboração e à implementação de políticas educacionais, à medida que busca compreender a dinâmica que envolve a presença da ação do Estado em ambientes de extrema pobreza e, ao mesmo tempo, a dinâmica da ação do indivíduo na apropriação da ação do Estado, questiona o convencionalismo do método na compreensão de fenômenos sociais similares.

SOBRE O AUTOR:

Lindomar Wessler Boneti - É graduado em Ciências Sociais (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), doutor (PhD) em Sociologia pela Universidade Laval - Québec - Canadá (1995) e realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Fribourg - Suíça - em 2008. Atualmente é professor titular e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e no curso de Ciências Sociais da PUCPR; é membro pesquisador da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, com atuação no Comitê de Pesquisa “Identidade, Desigualdades e Laços Sociais”.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-380-2
Páginas: 96
Formato: 12 x 22
Altura: 16 cm
Largura: 11 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Formas de Pagamento