Contando com a participação de professores de latim de diferentes universidades e regiões do Brasil, e uma contribuição da Nova Zelândia, este livro condensa uma pluralidade de reflexões acerca do ensino de latim e cultura clássica na atualidade, com foco especial no contexto brasileiro. Traz uma coletânea de textos que abordam temas antigos com olhar contemporâneo: quais as concepções de ensino do latim, o valor e seu lugar, sobretudo na cultura brasileira, suas práticas e metodologias. Há, entre os autores, professores que percorrem esse caminho há muitos anos, e que representam grandes nomes dos Estudos Clássicos no Brasil e no exterior, e que vêm colaborar com sua ampla experiência no ensino do latim, como também outros que apenas recentemente iniciaram a caminhada, e que apresentam suas reflexões a partir de outro olhar. É nosso interesse que este livro estimule a produção de outras obras, com vozes outras, que possam incluir, de forma cada vez mais aprofundada, novas discussões e reflexões sobre a presença da língua e cultura clássicas no mundo atual e como ela ocorre. Melhor dizendo, esperamos que este livro nos permita pensar sobre o papel que nossa cultura atribui ao Latim hoje.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Fábio Fortes - Doutor (2012) e Mestre (2008) em Linguística, área de Estudos Clássicos, pela Unicamp, possui licenciatura em Letras - Latim e Literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Atualmente é Professor Adjunto de Latim e Grego Clássico da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística. É vice-líder do GPEL - Grupo de Pesquisa sobre o Ensino de Latim (CNPq/Unicamp) pesquisador do GrEC - Grupo de Estudos Clássicos - UFJF e do Proaera - Programa de Altos Estudos em Representações da Antiguidade. Seus temas principais de pesquisa são: Filosofia grega (Platão), gramáticos gregos e latinos, bilinguismo greco-latino na tradição gramatical antiga, ensino de latim. E-mail: fabio.fortes@ufjf.edu.br
Patricia Prata - Doutora (2007) e Mestre (2002) em Linguística, área de Estudos Clássicos, pela Unicamp, tem graduação em Linguística pela mesma universidade. Atualmente é Professora Doutora de Língua e Literatura Latina da Unicamp, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística. É líder dos grupos do CNPq “Poesia Imperial Romana”, “Intertextualidade na Literatura Latina: teorias e práticas intertextuais na Literatura Latina e sua recepção” e do GPEL - Grupo de Pesquisa sobre o Ensino de Latim. Atua principalmente nos seguintes temas: Ovídio (literatura do exílio, sobretudo), Virgílio, intertextualidade e ensino de Latim. E-mail: pprata@iel.unicamp.br
SOBRE OS AUTORES:
Alessandro Rolim de Moura - Doutor em Letras Clássicas pela Universidade de Oxford (2008), possui Mestrado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2000) e graduação em Letras - Português e Latim pela Universidade Federal do Paraná (1994). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná. Suas principais áreas de pesquisa são: épica latina (especialmente Lucano), romance latino (Petrônio), literatura da época de Nero. Outros assuntos de seu interesse incluem: papirologia, crítica textual, teoria literária, estoicismo, sátira, épica grega, recepção da literatura antiga no Brasil, tradução. E-mail: alessandro.rolimdemoura@gmail.com
Carlos Renato Rosário de Jesus - Doutor e Mestre em Linguística (Letras Clássicas) pela Unicamp (2008), possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (1996). Atualmente cursa o Doutorado em Linguística, na área de Estudos Clássicos, pela Unicamp. É professor de nível superior da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Cícero, retórica, gramática e prosódia. E-mail: carlosrenator@yahoo.com.br
Leni Ribeiro Leite - Doutora (2008) e Mestre (2003) em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem Especialização em Língua Latina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e Licenciatura e Bacharelado em Letras - Português/Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Letras. Faz parte do corpo editorial da Codex - Revista Discente de Estudos Clássicos e da Contexto (UFES). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Livro, História da Leitura, Marcial, Epigrama. E-mail: leni.ribeiro@terra.com.br
Neiva Ferreira Pinto - Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (1992), Mestre em Semiótica - Estudos Literários (1986) e Licenciada em Letras pela Unesp. É membro dos grupos de pesquisa CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada - e NEAM - Núcleo de Estudos Antigos e Medievais. Atualmente é Professora Titular de Latim e Literatura Latina da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Latinas, e Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latina, historiografia romana, ideologia, semiótica e literatura. E-mail: neivafp@terra.com.br
Paulo Sérgio de Vasconcellos - Possui graduação em Letras (Português, Francês e Latim) pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Letras Clássicas pela mesma universidade (1996). Atualmente, é professor assistente da Universidade Estadual de Campinas. Tem-se dedicado ao estudo da poesia latina (Catulo e Virgílio), à intertextualidade nos estudos clássicos e à questão do biografismo na interpretação da poesia subjetiva romana. Nos últimos anos, consagrou-se ao projeto de anotação e comentário das traduções de Virgílio feitas pelo maranhense Odorico Mendes, coordenando o Grupo de Trabalho Odorico Mendes, que já publicou a tradução anotada das Bucólicas e da Eneida de Odorico Mendes. E-mail: odoricano@ig.com.br
Pedro Paulo de Abreu Funari - É bacharel em História (1981), mestre em Antropologia Social (1986) e doutor em Arqueologia (1990) pela USP, livre-docente em História (1996) e Professor Titular (2004) do Departamento de História da Unicamp. É professor de programas de pós-graduação da Unicamp e USP, Distiguished Lecturer University of Stanford, Research Associate - Illinois State University e Universidad de Barcelona. Participa do conselho editorial de mais de 50 revistas científicas estrangeiras e brasileiras. Publicou e organizou mais de 80 livros e reedições e de 215 capítulos, assim como mais de 545 artigos em mais de 130 revistas científicas estrangeiras e brasileiras arbitradas. Tem experiência na área de História e Arqueologia, com ênfase em História Antiga e Arqueologia Histórica, além de Latim, Grego, Cultura Judaica, Cristianismo, Religiosidades, Ambiente e Sociedade, Estudos Estratégicos, Turismo, Patrimônio, Relações de Gênero, Estudos Avançados. E-mail: ppfunari@reitoria.unicamp.br
Renata Senna Garrafoni - Doutora (2004), Mestre (1999) e Graduada em História (1997) pela Unicamp. Atualmente é Professora-Adjunta da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Atua junto ao Centro de Pensamento antigo (CPA) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), é membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH), Roman Society for Classical Studies e World Achaeological Congress (WAC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: Antiguidade clássica, cultura popular, cultura material e literatura latina, gladiadores romanos e releituras do mundo antigo na modernidade. E-mail: resenna93@hotmail.com
William J. Dominik - Professor de Estudos Clássicos da Universidade de Otago/Nova Zelândia, também foi professor e catedrático de Estudos Clássicos e Humanidades em diferentes universidades: Texas Tech University, University of Edinburgh, University of Leeds, University of Cambridge e Monash University, em períodos de um semestre a três anos. Também atuou como Professor-Visitante da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Administrador e Editor do periódico Scholia, desde sua fundação em 1991, e coeditor de Literatura Latina da The Literary Encyclopedia, desde 2005. Suas principais áreas de interesse são: literatura politizada romana, especialmente da época imperial, retórica romana, tradição e recepção clássica e lexicografia. Email: william.dominik@otago.ac.nz