Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Escritos de Psicologia, Educação e Cultura - Volume II

(Organização: Juliana de Castro Chaves, Mona Bittar e Virginia Sales Gebrim)

 

• Juliana de Castro Chaves
• Mona Bittar
• Virginia Sales Gebrim

 

A história é o fundamento do processo de humanização e refere-se a relação entre indivíduo e sociedade em particularidades históricas concretas. Nessa perspectiva, entrelaçam-se a relação entre o que é singular, particular e universal; entre o que é objetivo e subjetivo, material e espiritual, objetivo e subjetivo, psíquico e cultural. É nessa perspectiva crítica que se propõe investigar os processos psíquicos culturais enquanto realidades em reciprocidade, em uma perspectiva que se contrapõe às teorias ainda prevalecentes no pensamento contemporâneo, que apreendem a relação indivíduo e sociedade como dicotômica e convertem essas realidades em abstrações. Dessa maneira, os autores reunidos nesta obra, em diferentes abordagens, buscam evidenciar e discutir a relação entre psicologia e educação, compreendendo que a contribuição da psicologia na educação é importante, sobretudo na crítica dessa relação. Se por um lado, estes trabalhos evidenciam as inúmeras possibilidades e perspectivas da psicologia na educação, por outro lado, estimulam uma reflexão crítica dos conhecimentos da psicologia que estão dispostos no terreno educacional.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Juliana de Castro Chaves - Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, professora Adjunta da Linha de pesquisa Fundamentos da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da linha Subjetividade e Cultura do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - Neppec da Faculdade de Educação da UFG, Membro da direção da Associação Brasileira de Psicologia Social do Centro-Oeste; Organizadora dos livros: Psicologia Social e Políticas Públicas: contribuições e controvérsias, pela PUC-Goiás, 2012; com Anita Cristina Azevedo Resende o livro Psicologia Social: crítica socialmente orientada, PUC-GO, 2010; e o Capítulo de livro Promessa e frustração da juventude pela Cânone Editorial, 2013.

Mona Bittar - Doutora em Educação pelo PPGE/FE/UFG, profa. Adjunta da Faculdade de Educação da UFG, atuando nos Cursos Pedagogia e demais Licenciaturas, ministrando as disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e II, Psicologia da Educação e Núcleo Livre (Psicanálise e Cultura). Professora da disciplina «Mediações Psicossociais e constituição do sujeito» no Curso de Especialização em Psicologia dos Processos Educativos da FE/Neppec. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação- Neppec/FE/UFG, na Linha de Pesquisa Subjetividade e Cultura.

Virginia Sales Gebrim - Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP, professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFG, atuando nos cursos de Pedagogia, Psicologia e demais licenciaturas, ministrando as disciplinas: Psicologia da Educação I e II, Trabalho de Conclusão de Curso I e II. Professora da disciplina Epistemologia e História da Psicologia no curso de Especialização em Psicologia dos Processos Educativos. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Neppec/FE/UFG, na Linha de Pesquisa Psicologia e Educação. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia dos Processos Educativos da FE/ Neppec.

SOBRE OS AUTORES:

Anita Cristina Azevedo Resende - graduada em Psicologia, com mestrado em Psicologia Social (PUC/SP), doutorado em Ciências Sociais(PUC/SP)  e Pós-Doutorado na FEUSP, é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, onde atua no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem realizado pesquisas sobre temáticas da psicologia social, da educação e, especialmente, dos processos implicados na relação entre educação, subjetividade e cultura.

Ana Rita Silva Almeida - Doutora em Educação: Psicologia da Educação (1999) e Mestre Educação Psicologia da Educação (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1989). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) onde tem se dedicado à docência e a pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, aprendizagem, e formação de professor. E-mail: analmeida64@hotmail.com

Edna Mendonça Oliveira de Queiroz - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás, UFG. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás, PUC-GO. É professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás , UFG, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Fundamentos da Educação, e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - Neppec. Desenvolve pesquisas na área da Psicologia e Educação, tratando as temáticas juventude e educação, psicologia da educação e história da psicologia. E-mail: ednamqueiroz@gmail.com

Geisa Nunes de Souza Mozzer - Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília - UnB (2008). Mestre em Psicologia da Educação da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (1994). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1990). É professora adjunta de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG, onde atua como Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas do Adolescente, Cepea e como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura, Neppec. Suas pesquisas e sua produção tratam de temáticas relativas à criança e ao adolescente, à Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e à Psicologia da Criatividade. E-mail: mozzergeisa@gmail.com

Gina Glaydes Guimarães de Faria - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1998). É professora adjunta em Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, onde atua como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - Neppec. Dedica-se a pesquisas no âmbito dos fundamentos da educação, com ênfase à relação psicologia e educação e à temática do sucesso/fracasso escolar e suas implicações para a compreensão dos processos educativos. E-mail: ginaggfaria@gmail.com

Jordana de Castro Balduino - Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (Espanha) - UB/ES (2007). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO (1998). É professora adjunta em Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG, onde atua na área das licenciaturas. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura, Neppec. Atualmente coordena o projeto do Pibid de Psicologia-Campus Goiânia, UFG. Email:jordanabalduino@gmail.com

Leilyane Oliveira Araújo Masson - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2006). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO (2003). É professora titular em Psicopatologia no Curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG, onde atua no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura, Neppec. Suas pesquisas e sua produção tratam de temáticas relativas à Psicanálise, Contemporaneidade, Subjetividade, Tempo, Clínica e Cultura. É psicanalista e membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae/SP. E-mail:leilyaneomasson@gmail.com

Luelí Nogueira Duarte e Silva - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura (Neppec) da FE/UFG. Integrante do grupo de pesquisa “Psicologia, educação e cultura”, consolidado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. lueliduarte1963@gmail.com

Maria Augusta Peixoto - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1991). É professora adjunta em Políticas Educacionais e Gestão e Organização do trabalho Pedagógico da Universidade Federal de Goiás - UFG, onde atua no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - Neppec. Possui pesquisas e produções com ênfase nos fundamentos da educação e das políticas educativas. E-mail: mariaugusta.peixoto@gmail.com

Maria Fernanda Fernandes da Silva - Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília - UnB (2010)e graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (2007). Atualmente é doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB eprofessora do Departamento de Psicologia da PUC-GO, atuando no ensino de graduação e pesquisa. E-mail: mariafernanda235@gamil.com

Marília Gouvea de Miranda - Doutora em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (1991). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (1975). É professora titular em Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura, Neppec. Suas pesquisas e sua produção tratam de  temáticas relativas aos fundamentos da educação e suas implicações nos processos educacionais, com ênfase na psicologia da educação e  na epistemologia de processos e políticas educativas. Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq. E-mail:mgmiranda8888@gmail.com

Paulo Winícius Teixeira de Paula - Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Goiás, UFG (2014), bacharel em História pela UFG (2008), licenciado em História pela UFG (2011), pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura, Fabec (2010). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Infância e Adolescência, História Política e Social, partidos, ditaduras, redemocratização e universidade popular. É pesquisador do Grupo de Pesquisa “Capitalismo e História - Instituições, Cultura e Classes Sociais” vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em História Contemporânea as UFG (NEPEHC) e atua nas linhas de pesquisa: “Estado e Capitalismo no Brasil Contemporâneo” e “Marxismo e História”. E-mail: paulowinicius@gmail.com

Romilson Lopes Sampaio - Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2014). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2009) Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Católica do Salvador UCSAL (1997) É professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) onde atua na Graduação e Pós Graduação. E-mail: romilson@ifba.edu.br

Rodrigo Duarte - doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel e Professor Titular do Departamento de Filosofia (UFMG). Desde maio de 2006, é presidente da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Publicou, além de numerosos artigos e contribuições em coletâneas, no Brasil e no exterior, as seguintes obras: Mímesis e racionalidade (Loyola, 1993), Teoria crítica da indústria cultural (UFMG, 2003), Dizer o que não se deixa dizer. Para uma filosofia da expressão (Argos, 2008), Indústria Cultural: uma introdução (FGV, 2010), A arte (Martins Fontes, 2012) e Pós-história de Vilém Flusser: gênese-anatomia-desdobramentos (Annablume, 2012), Varia Aesthetica. Ensaios sobre arte e sociedade (Relicário, 2014) e Indústria cultural e meios de comunicação (Martins Fontes, 2014).

Sheila Daniela Medeiros dos Santos - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2007); graduada em Pedagogia pela mesma instituição em 1994. É professora adjunta em Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, UFG, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado), no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - Neppec e como Presidente da Comissão de Interação com a Sociedade (CIS). Possui pesquisas e produções teóricas nas áreas da Educação e da Psicologia atuando nos seguintes temas: violência, linguagem, perspectiva histórico-cultural, crianças que não vivem em família, instituições de educação formal e não-formal. Email: sheiladmsantos@gmail.com

Soraya Vieira Santos - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás, UFG (2013); graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2005). É professora adjunta da área de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, onde atua no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura/Neppec. Investiga prioritariamente acerca da relação psicologia e educação, da teoria de Henri Wallon, dos fundamentos da educação e da organização do tempo na escola pública. E-mail: soraya_vieira_santos@ufg.br

Verlaine Freitas - Possui graduação em Filosofia (1994), mestrado em Filosofia (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001); fez estágio de Pós-doutorado na University of Windsor, Canadá (2011). Atualmente é professor associado da UFMG e pesquisador do CNPq. Trabalha principalmente os temas: estética, psicanálise e cultura de massa, abordando as obras de Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud e Theodor Adorno. É autor do blog Refrações (verlainefreitas.blogspot.com)

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-393-2
Páginas: 376
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Formas de Pagamento