No intuito de detalhar aspectos alusivos à educação de pessoas com deficiência, a autora procura retroceder no tempo, buscando informações relevantes sobre as mesmas desde a Antiguidade até os dias atuais.
Para tanto, situa dados relativos à história da Educação Especial numa perspectiva mundial, brasileira e, também, no tocante ao Estado do Rio Grande do Norte, em que desde o início da década de 50 do século XX vem sendo empreendido, gradativamente, um trabalho voltado para a educação dessas pessoas.
Entende que em todo mundo vêm ocorrendo avanços significativos que precisam ser registrados, porém, muito ainda existe para ser empreendido, requerendo - cada vez mais - vontade política, rupturas com modelos estabelecidos e realizações efetivas voltadas para o atendimento educacional dessas pessoas e para a sua inclusão plena na sociedade.
SOBRE A AUTORA:
Lúcia de Araújo Ramos Martins - Licenciada em Pedagogia pela UFPE (1971), possui Mestrado em Educação (1993) e Doutorado em Educação (1998) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Coordenou, no período de 1977 a 1987, a Subcoordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando na graduação de Pedagogia, bem como no Mestrado e Doutorado em Educação, na Linha Educação e Inclusão Social em Contextos Escolares e Não Escolares (PPGEd/UFRN). Vem empreendendo atividades de ensino, extensão e pesquisa na área da educação, com ênfase em educação de pessoas com necessidades educacionais especiais numa perspectiva inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, história da Educação Especial, formação docente, educação de alunos com deficiência intelectual, práticas pedagógicas, Atendimento Educacional Especializado. É autora e organizadora de vários livros, de capítulos e artigos que abordam a educação e inclusão escolar de pessoas deficiência e outras necessidades educacionais especiais. Coordena a Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, na UFRN (CNPq).