Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Práticas Sociais da Linguagem - Reflexões Sobre Oralidade, Leitura e Escrita no Ensino

(Organização: Terezinha da Conceição Costa-Hübes)

 

• Terezinha da Conceição Costa-Hübes

 

O presente livro foi organizado com o objetivo de propiciar reflexões teóricas sobre as práticas sociais de oralidade, leitura, produção escrita e análise linguística, além de repensar o espaço dado, nas aulas de Língua Portuguesa, às variedades linguísticas. Essas reflexões subsidiaram os estudos desenvolvidos dentro do Projeto de Pesquisa intitulado Formação Continuada para Professores da Educação Básica nos anos iniciais: ações voltadas para a Alfabetização em Municípios com Baixo IDEB da Região Oeste do Paraná. Trata-se de um projeto institucional da Capes/Inep (Programa Observatório da Educação), e que sustentou suas ações na compreensão dialógica da linguagem, reconhecendo-a como constituída socialmente e no amplo espaço de interação instaurado entre sujeitos sócio-historicamente situados. Pretende-se, assim, socializar a base teórica que deu sustentação a todo processo de estudo, investigação e formação continuada desenvolvido no âmbito do referido Projeto, estendendo aos leitores a compreensão defendida quanto às práticas sociais de uso da linguagem. Espera-se que os interlocutores desse livro desenvolvam uma leitura responsiva, replicando as discussões apresentadas, questionando-as, confirmando-as ou discordando de tais posicionamentos, promovendo, assim, um amplo debate com os autores.

SOBRE A ORGANIZADORA:

Terezinha da Conceição Costa-Hübes - Professora Doutora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras - nível de mestrado e doutorado - e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Professora do Curso de Graduação em Letras da Unioeste. Coordenadora Institucional, entre 2010 e 2015, do Projeto de Pesquisa e de Extensão vinculado ao Programa Observatório da Educação - Capes/Inep - intitulado Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB na região oeste do Paraná. Pesquisadora na área de Linguística Aplicada, com principal interesse nos temas: Formação inicial e continuada de Professores, Gêneros discursivos e ensino de Língua Portuguesa.

SOBRE OS AUTORES:

Carmen Teresinha Baumgärtner - Professora Doutora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras - nível de mestrado e doutorado - e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Professora do Curso de Graduação em Letras da Unioeste. Líder do Grupo de Pesquisas em Linguagem, Discurso e Ensino, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. Pesquisadora colaboradora do Projeto de Extensão e Pesquisa vinculado ao Observatório da Educação.

Douglas Corrêa da Rosa - Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Foi bolsista Capes/Inep - nível de mestrado, por meio do Programa Observatório da Educação, nos anos de 2012-2013. Atualmente é bolsista da Fundação Araucária. Pesquisador colaborador do Projeto Projeto de Extensão e Pesquisa vinculado ao Observatório da Educação.

Ruth Ceccon Barreiros - Professora Doutora do Curso de graduação em Letras e Pedagogia da Unioeste, Cascavel/PR. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna. Doutora em Letras e Linguística. Pesquisadora da área de leitura, formação leitora, literatura infantil e juvenil. Pesquisadora colaboradora do Projeto de Extensão e Pesquisa vinculado ao Observatório da Educação.

Sanimar Busse - Professora Doutora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras – nível de mestrado e doutorado - e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Professora do Curso de Graduação em Letras da Unioeste. Coordenadora do Subprojeto Pibid de Língua Portuguesa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste, Campus de Cascavel. Pesquisadora colaboradora do Projeto de Extensão e Pesquisa vinculado ao Observatório da Educação.

Sueli Gedoz - Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras - Nível de Mestrado e Doutorado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste - Campus de Cascavel/PR. Professora da Secretaria de Estado da Educação - Seed/PR e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (Univel) Cascavel/PR. Pesquisadora colaboradora do Projeto Projeto de Extensão e Pesquisa vinculado ao Observatório da Educação.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-400-7
Páginas: 200
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Formas de Pagamento